Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Doces clássicos da Itália: panna cotta e tiramisù

Descubra um pouco da história dessas sobremesas tão amadas

17/11/2021

Quando pensamos na Itália é inevitável não pensar em sua culinária. A cozinha italiana é uma das mais famosas do mundo e, também, uma das mais tradicionais, seja por suas massas, pizzas, risotos, carnes, queijos, vinhos, gelatos e, é claro, pelos doces. Entre os mais conhecidos estão, com toda a certeza, o tiramisù e a panna cotta.

A panna cotta, que, em tradução literal, significa “creme cozido”, é uma sobremesa de preparo fácil. Pouco se sabe sobre sua história, especula-se que o doce tenha sido inventado por uma húngara, nas áreas históricas do Langhe, na região do Piemonte. Outros relatos indicam que ela é uma releitura mais leve da receita francesa do blanc-manger (manjar branco). O fato é que, historicamente, a sobremesa é datada do século XX, e é considerada um Produto Agroalimentar Tradicional (PAT) do Piemonte. Com preparo simples e rápido, a receita tradicional é coberta com calda de frutas vermelhas. Os ingredientes necessários são: creme de leite fresco, açúcar, fava de baunilha e gelatina incolor.

Outro doce clássico, queridinho dos italianos, é o tiramisù. A receita é muito tradicional nas mesas das famílias italianas e é conhecida por prover bastante energia e nutrição. Existem várias histórias sobre a origem do tiramisù, muitas regiões da Itália dizem ter inventado o doce, desde Piemonte até a Lombardia. Acredita-se que a família Campeol, mais especificamente, o casal Alba e Aldo Campeol tenham inventado, por acidente, a sobremesa, que se popularizou, na década de 1960, quando comandavam o restaurante “La Beccherie”, na comuna de Treviso. O preparo do doce leva: queijo mascarpone, açúcar, café expresso, cacau em pó, ovo fresco e biscoito savoiardi.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT