Em palestra, banco italiano conversa sobre pontos importantes da economia brasileira
12/06/2018
A Câmara Italiana de Comércio de Minas Gerais promoveu mais uma edição do Diálogos de Negócio. Desta vez, o convidado foi o Banco Intesa Sanpaolo Brasil, único banco italiano com sede no país, representado pelo presidente, Gianfranco Giromini, e pelo diretor comercial, Marcho Fracchia, que falaram sobre as perspectivas econômicas brasileiras, a estratégia do banco para o mercado nacional e o perfil dos principais serviços oferecidos para clientes corporativos. O evento aconteceu na noite do dia 7 de junho, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
Nas primeiras considerações do evento, o presidente da Câmara Italiana, Valentino Rizzioli, agradeceu a presença do público e comentou, brevemente, sobre sua experiência como cliente do Intesa há 54 anos e, após, alguns agradecimentos, passou a palavra para Marco Fracchia. O diretor comercial apresentou sua análise sobre a inflação – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e, também, comentou sobre a taxa Selic, balança comercial e desvalorização do Real frente ao dólar; dessa forma, passando pelos principais pontos que compõe a perspectiva da economia brasileira.
Com um olhar crítico diante do cenário brasileiro atual, Fracchia realizou uma análise SWOT, sigla em inglês para a técnica utilizada para comparar as forças e as fraquezas de um determinado aspecto. Partindo do ponto de vista da força, Marco conclui que a economia brasileira e ampla e diversificada, com grande população em idade ativa; existência de terras agricultáveis, água e recursos naturais; presença importante de várias multinacionais; alto potencial para investimento estrangeiro; credibilidade do Banco Central e regulamentação financeira bem desenvolvida.
Em contrapartida, algumas fraquezas são a qualidade na formação do trabalhador para atender às novas demandas tecnológicas; a baixa produtividade do trabalho devida à alta informalidade e desemprego; o sistema tributário complexo com distribuição de recursos desiquilibrados e processo de reforma e ajuste lento, que atrasa o processo de desenvolvimento.
Já em outra temática, Gianfranco Giromini realizou uma apresentação institucional do Intesa e esclareceu como o banco pode ser de grande valia para a execução de projetos empresariais em expansão, com uma prestação de serviços financeiros diferenciados. Posteriormente, houve um momento de interação com a plateia, quando Fracchia e Giromini responderam, prontamente, diversas questões e posicionamentos.