Em parceria, Câmara realiza evento em comemoração ao Italian Design Day
20/03/17
Desde tempos remotos, passando pelo Império Romano, Idade Média, Renascimento e chegando aos dias atuais, o design sempre fez parte da identidade cultural do povo italiano. E, para celebrar este importante elemento da expressividade artística da Itália, a Câmara Ítalo-brasileira de Comércio e Indústria de Minas Gerais, em parceria com o Consulado da Itália Belo Horizonte e com a Fundação Torino, promoveu, no dia 16 de março, o evento “Design Italiano no Mundo”, em comemoração ao Italian Design Day, que foi festejado, simultaneamente, em mais de 100 países.
No auditório da Fundação, em Belo Horizonte (MG), conjuntamente com a Cônsul da Itália em Belo Horizonte, Aurora Russi, a diretora-geral da Fundação Torino, Márcia Naves, o presidente da Câmara Ítalo-brasileira, Valentino Rizzioli, abriu o evento e deu as boas-vindas aos alunos da instituição e da Escola de Design da Universidade de Minas Gerais (Uemg), que assistiram às palestras de dois grandes nomes do design no Brasil: o reitor da Uemg, professor Dijon Moraes Júnior, e o diretor do Fiat Chrysler Automobiles Design Center Latin America, Peter Fassbender.
Doutor em Design pelo Politecnico di Milano, em Milão (Itália), o professor Dijon falou sobre “Os Pilares do Design Italiano”, ao aprofundar sobre a história e evolução do design por meio das mãos de seus grandes mestres, como Achille Castiglioni, Adriano Olivetti, Alberto Alessi, Bruno Munari, Corradino d’Ascanio, criador da famosa scooter ‘Vespa’, Ettore Sotsass e tantos outros que influenciaram o mundo. “É muito fácil você reconhecer o design alemão por seu racionalismo, mas, na Itália, isso não acontece. Lá, o design não é normativo, não se baseia em uma única metodologia, mas é icônico. Ou seja, é de forte expressão e semântica, de forte comunicação”.
E foi todo este vanguardismo e apelo artístico que atraiu o jovem designer alemão Peter Fassbender a Itália. Especialista em Design Automotivo, Fassbender deixou a Alemanha em busca do sonho e do fascínio pelo design italiano, mudando-se para Torino e iniciando sua carreira na Fiat. Anos depois, à frente do FCA Design Center Latam, Peter destacou, durante sua palestra, o processo criativo da montadora e o trabalho feito por sua equipe, em Betim (MG), demonstrando todas as etapas de desenvolvimento dos veículos, como foi o caso do Novo Uno e do Toro, que, recentemente, vem conquistando expressivos prêmios internacionais, como o Red Dot Design Award e o iF Design Award. “Uma vez nos perguntaram o motivo de fazermos um carro assimétrico – Novo Uno – e respondi: porque nós podemos.” declarou, ao fim do evento, em tom descontraído, exemplificando como a ousadia tornou-se uma das prerrogativas mais marcantes do design italiano.
Completamente lotado, o auditório contou com um público de 170 participantes, formado por estudantes, empresários e admiradores do design italiano. A iniciativa contou com o apoio institucional do Centro Minas Design, da Fiat Chrysler Automobiles, do Instituto de Competências Empresariais, do SAE Brasil, da União Brasileira para a Qualidade (UBQ) e da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).