Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Conheça um dos destinos favoritos dos turistas em relação à herança cultural italiana

A Reggia di Venaria Reale, uma das principais residências da Casa di Saboia, reúne beleza e história, em uma estrutura comparada a do francês Palácio de Versalhes.

 

A Reggia di Venaria Reale é um famoso palácio italiano, situado na comuna de Venaria Reale, no Piemonte. É uma das principais residências da Casa di Saboia e provavelmente a maior em tamanho. Esse conjunto de 16 residências, distribuídos pela província de Turim, foram classificados em 1997, como um Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A Casa di Saboia é uma família nobre européia e foi a dinastia soberana do Ducado di Saboia – uma região que englobava partes da atual cidade francesa Nice, a Região de Piemonte e a ilha da Sardenha, na Itália, e da atual Saboia, localizada na região Ródano-Alpes na França.

O palácio Reggia di Venaria Reale tem tão grandes dimensões, sendo comparável em estrutura ao francês Palácio de Versalhes, que segundo alguns autores foi construído tendo em mente o projeto da própria residência real piemontesa. Reza a lenda que os desenhos dos projetos da Venaria foram roubados e levados para Paris por vontade de um monarca da França.

A construção data de meados do século XVII e foi feita por encomenda do duque Carlo Emanuele II di Saboia, que buscava uma nova residência para exercer o prazer da caça. Dada suas proporções, a edificação foi realizada em poucos anos, entre 1658 e 1679, segundo desenho do arquiteto Amedeo di Castellamonte. O nome do palácio deriva do termo arte venatória, que identifica um tipo específico de caça a cavalo com auxílio de cães.

O conjunto que constitui o complexo se estende por uma enorme extensão (de cerca de 80.000 m²) e inclui o parque e o burgo histórico de Venaria. Sua concepção foi feita de modo a formar uma espécie de colar, que evoca diretamente o Colar da Ordem Suprema da Santíssimo Anunciação, símbolo da Casa di Saboia.

Uniram-se rapidamente ao burgo muitas casas e palácios de trabalhadores e cidadãos comuns que desejavam habitar nos arredores do palácio real. Com isso, a Venaria Reale se transformou em uma comuna autônoma da Província de Turim.

Ao longo do tempo, a Reggia di Venaria passou por alterações, sendo as mais profundas ocorridas no período napoleônico, com jardins substituídos por uma praça de armas.  A construção foi usada para fins militares por quase dois séculos.

Depois de um período de abandono, a Região de Piemonte deu início a um projeto de restauração complexa, que durou muitos anos e recuperou parte do aspecto originalmente barroco do palácio. A Reggia di Venaria foi reaberto ao público em 2007, tendo sido um sucesso instantâneo. O número de visitantes aumenta ano após ano e, atualmente, esta residência da Casa di Saboia ocupa o 5 º lugar no ranking dos destinos favoritos dos turistas em relação à herança cultural italiana.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT