Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Centerbe: o licor centenário que faz parte da história de Abruzzo

A bebida, que tem sua origem disputada, existe desde antes da idade média e teve papel até na crise de cólera do Reino de Nápoles.

 

08/03/19

O Centerbe, ou Centerba, é um licor antigo, tradicional da Itália meridional, tão popular que possui diversas receitas diferentes, existentes desde antes da Idade Média. O Centerbe, apesar de ter uma estrutura básica e ingredientes obrigatórios, é produzido a partir de receitas familiares e essas possuem sua cota de diferenças que tornavam cada bebida única. A bebida é feita a partir da infusão lenta de diversas ervas, de onde vem seu nome (“Cientum Herbora”, em latim, ou Cienterba, no dialeto local), e conteúdos aromáticos em álcool, resultando em um licor verde esmeralda de alto teor, de 30 a 70%.

O Centerbe tem sua origem disputada por diversas cidades da região de Abruzzo, mas dentre elas se destaca a pequena Tocco da Casauria, na província de Pescara. Durante a Idade Média, a Abadia de San Clemente de Casauria era muito conhecida por pastores e peregrinos pela qualidade do Centerbe que produziam, dizia-se que o sabor era inconfundível. Os viajantes que por ali passavam carregavam consigo o licor para outras regiões da Itália, tornando-o conhecido por toda a península. Mas ainda nessa época e até o século XVIII, o Centerbe era uma bebida de produção familiar, usada também para fins medicinais. Foi só quando, em 1817, o farmacêutico e boticário Beniamino Toro criou a “Certerba Toro” que o licor se consolidou na Itália.

Quando se popularizou, a bebida levou consigo sua fama de medicamento e diz-se que durante a epidemia de cólera no Reino de Nápoles, chegavam todos os carregamentos de Centerbe para serem distribuídos entre os enfermos. Hoje, o licor é uma das marcas da região de Abruzzo e é muito apreciado em toda Itália, alcançando fama internacional.

Tradicionalmente, o Centerbe é consumido como um digestivo, bebido puro e em pequenas quantidades, mas hoje existem outras formas de consumi-lo, como em coquetéis ou em receitas culinárias. No Brasil, o licor ainda não é muito popular, mas pode ser encontrado em lojas especializadas de produtos importados.

 

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT