Encontro tratou da efetivação do escritório representativo, na cidade
26/08/2021
Em continuidade à expansão de sua presença em outras regiões de Minas Gerais, a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais avançou, ainda mais, neste sentido. No dia 18 de agosto, os vice-presidentes Raffaele Peano e Alberto Medioli; a secretária-geral, Ana Corrêa; e o representante regional em Sete Lagoas, Mario Coriale, reuniram-se com o prefeito de Sete Lagoas, Duílio de Castro Faria, na sede do executivo municipal.
Como uma organização apartidária, a Câmara objetivou o compromisso por entender que o desenvolvimento econômico passa pela união de esforços, entre a iniciativa privada e o poder público, estando acima de interesses políticos. A reunião teve, como objetivo, apresentar, ao prefeito, o portfólio de atuação e o detalhamento da iniciativa de instalar um escritório de representação na cidade, como uma maneira de fortalecer as relações com as empresas de origem italiana, presentes na região, ou interessadas em promover negócios com a Itália.
Durante o compromisso, o prefeito sete-lagoano ressaltou seu apoio e colaboração em ações que favoreçam a construção e o fortalecimento dos negócios entre mineiros e italianos. O encontro contou, também, com a participação do vereador de Sete Lagoas, Caio Velace.
“Esperamos que a Câmara seja uma facilitadora das relações comerciais entre Sete Lagoas e a Itália, incentivando o intercâmbio de experiências, nos diferentes setores econômicos. Temos importantes parcerias com instituições governamentais brasileiras e italianas, formando uma sólida rede de cooperação”, comentou Raffaele Peano.
O projeto de estabelecer um escritório, em Sete Lagoas, é uma evolução da reunião, que ocorreu, em março deste ano, entre a Câmara e a Associação de Comércio e Indústria de Sete Lagoas (ACI Sete Lagoas). Na concretização da unidade representativa, que será instalada, na sede da associação, a Câmara, por meio da Secretaria-Geral, vem recebendo uma acentuada colaboração da ACI Sete Lagoas, liderada por José Roberto Silva, presidente da instituição.
Conduzida por Mario Coriale, a interlocução com o poder público e instituições empresariais sete-lagoanas é fundamental para mapear presença de empresas italianas na cidade e seu forte potencial para gerar sinergias. “Em Sete Lagoas, podemos contar com a parceria da ACI, o suporte da prefeitura e o respaldo da forte presença italiana. Nosso papel é oferecer, aos nossos associados, todo tipo de assessoria, em negócios proporcionando, aos italianos, todo o apoio para o desenvolvimento das atividades, no Brasil e, aos empresários brasileiros, as melhores oportunidades de negócios no intercâmbio com a Itália”, declarou o vice-presidente executivo.
A inauguração do escritório, na ACI, está prevista para o próximo mês e contará com a presença do cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese, e do presidente da Câmara Italiana, Valentino Rizzioli.