Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Câmara realiza Missão setorial na Itália para intercâmbio de conhecimento e colaboração empresarial

Parceria Minas-Itália tem como objetivo a valorização de marcas e territórios regionais

A Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais promoveu, entre os dias 27 de abril e 04 de maio de 2024, uma Missão Empresarial de relevância para o setor agroalimentar mineiro, na Região Alto Adige, também conhecida como SUD Tirol, na Itália, em colaboração com representantes do Sebrae. O objetivo principal da iniciativa foi conhecer e absorver as práticas de gestão e valorização da marca Territorio SUD-Tirol, bem como explorar os diversos grupos de produtos associados à marca em diferentes segmentos de mercado.

A Missão Empresarial, coordenada pela secretária geral da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, Ana Corrêa, visa impulsionar um projeto estratégico de valorização de marca e território nas regiões produtoras de Minas Gerais, de forma semelhante ao que ocorre com os produtos regionais artesanais na Região Alto Adige, na Itália. Desta forma, o programa abrangeu visitas a diferentes localidades e empresas de referência, para entender, de forma abrangente, os mecanismos que impulsionam o sucesso das marcas territoriais na região.

Os locais visitados incluíram Bolzano, Parma, Reggio Emilia e Bergamo, onde os participantes tiveram a oportunidade de discutir temas como comunicação,  gestão e desenvolvimento da marca e dos grupos de produtos sob a marca guarda-chuva, entre outros, em reuniões estratégicas com representantes de supermercados e associações locais, visitas técnicas a unidades produtivas e encontros com consórcios renomados, visando aprofundar o conhecimento sobre a gestão de marcas territoriais e a promoção eficaz dos produtos associados a elas, como ocorre com produtos regionais emblemáticos da Itália, como o speck, o Parmigiano Reggiano e o Prosciutto di Parma.

Além da oportunidade de aprendizado e troca de experiências, a missão representou importante passo na construção de estratégias de valorização de marcas e territórios no contexto brasileiro, especialmente em Minas, que detém inúmeras similaridades com a Itália no que tange a processos e produtos típicos e artesanais regionais. Assim, a colaboração entre a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, o Sebrae e os produtores mineiros promete impulsionar o desenvolvimento econômico e cultural das regiões produtoras do estado.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT