Evento lúdico proporcionou uma nova experiência enogastronômica aos convidados
21/12/2021
Despertar, de forma lúdica, as sensações proporcionadas pelos alimentos e aprimorar os sentidos do olfato, do paladar, do tato e da audição. Com esta dinâmica, a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, em parceria com o chef Leonardo Fontanelli e o sommelier Marcelu Dvin, promoveram uma degustação às cegas de vinhos e pizzas italianas, na La Vera Pizza Italiana, em Belo Horizonte, na noite de 15 de dezembro. O evento contou com a participação da secretária-geral da Câmara, Ana Corrêa; e do cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese; além de jornalistas, sommeliers e convidados.
Curiosamente, durante todo o evento, os convidados utilizaram uma venda nos olhos e degustaram os vinhos – seguindo a ordem da direita para a esquerda – de maneira alternada com as pizzas. Com essa dinâmica, o público pode perceber as melhores harmonizações entre os sabores das pizzas e os vinhos. Paralelamente, a degustação trouxe diversas informações, compartilhadas em um clima de descontração e interatividade.
A ideia principal de saborear os vinhos e as pizzas às cegas é que, com a privação de um dos sentidos, no caso do evento a visão, os demais sentidos ficam mais aflorados e sensíveis, permitindo, aos participantes, experimentar e perceber novas nuances de sabores e texturas.
“O evento, por ter sido às cegas, foi extremamente interessante, leve e divertido. Saiu dos moldes tradicionais de uma degustação e permitiu que todos percebessem os alimentos de uma maneira totalmente distinta. Os nossos outros sentidos ficam realmente mais aflorados e, assim, você consegue notar muito mais coisas que em uma refeição normal”, afirmou Ana Corrêa.