Saiba como a Instituição pode ajudar sua empresa no processo de exportação.
04/06/2018
Devido à globalização, o desejo das pessoas em consumirem produtos de origem estrangeira tem se tornado muito comum e, por conta disso, diariamente, acontecem trocas comerciais entre diversos países.
Hoje em dia, as relações comerciais bilaterais estão cada vez mais complexas e uma das causas são as leis regentes de cada país que dificultam algumas delas. Neste contexto, as câmaras de comércio são ótimas aliadas, já que seu papel é intermediar o processo de internacionalização, lidando, principalmente, com processos burocráticos.
Inserida neste cenário, a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais é um ambiente de negócios que tem por missão intermediar as relações comerciais entre o Brasil e a Itália, contribuindo, de maneira estratégica, como uma ponte de negócios para o processo de internacionalização de empresas mineiras e italianas, por meio de serviços especializados e customizados. Além disso, fomenta a organização de delegações para feiras internacionais, idealiza e organiza seminários temáticos e colabora na viabilização de missões, eventos, entre outras operações.
Na esfera institucional, a Câmara Italiana atua como facilitadora das relações entre a Itália e o Brasil, incentivando o intercâmbio de experiências nos diferentes setores econômicos; intermediando atividades diplomáticas; entre outros. Para tal, estabelece importantes parcerias com instituições governamentais brasileiras e italianas, formando uma sólida rede de cooperação. Entre seus parceiros, destacam-se o Governo de Minas, a Embaixada da Itália no Brasil e o Consulado da Itália em Belo Horizonte.
O que a sua empresa pode exportar para a Itália?
Uma ferramenta fundamental para os empresários brasileiros que objetivam a exportação de seus produtos e a internacionalização de suas empresas. É desta maneira que pode ser definido o “Mapa Estratégico de Mercados e Oportunidades Comerciais para as Exportações Brasileiras”, que, agora, ganha uma nova versão, atualizada e ampliada, em um esforço conjunto de diversas áreas técnicas da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O mapa se destina a apoiar as empresas brasileiras na diversificação de destinos e de produtos exportados. Para sua elaboração, foi utilizada uma metodologia desenvolvida pela Apex-Brasil, aliada às prioridades apontadas por parte do setor privado brasileiro. Destacam-se países considerados estratégicos para a atuação comercial brasileira que foram destino de mais de 90% das exportações brasileiras para o mundo em 2016. Posteriormente, identificam-se setores e formas de atuação em cada um desses mercados.