Cidade Italiana é o berço de Carlo Pertrini e do movimento Slow Food
23/03/2018
Bra é uma excelente opção no roteiro turístico para quem gosta de gastronomia. Localizada entre as cidades de Langhe e Roero, de aproximadamente 30 mil habitantes, a cidade da região do Piemonte é reconhecida pela boa comida, excelentes vinhos e ótimos queijos, além de ser o berço do Slow food – movimento fundado, em 1986 , por Carlo Petrini – jornalista e sociólogo, nascido em Bra.
Com arquitetura peculiar, Bra se destaca como terra de vinhedos, castelos e muita história. Atravessando as ruas da cidade encontra-se a fachada redonda do Palazzo Comunale e a Igreja de Santa Chiara, uma obra-prima do arquiteto real Bernardo Antonio Vittone. Outros destaques são o Museu de História Natural e o edifício Zizzola, muito simbólico na cidade devido à sua bela vista.
Como não poderia ser diferente, Bra também é famosa por sua culinária. Entre os diversos sabores, destacam-se a salsicha de vitela, o queijo Bra DOP (Denominação de Origem Protegida), autorizado diretamente pela Casa da Saboia e celebrado no evento internacional “Cheese’’. Outra receita é o Mac’ d Bra, sanduíche preparado ao modo Slow food, com pão de fermento longo, o Pane di Bra, salsicha de vitela, queijo Bra e alface fresca.
O movimento Slow Food tem por objetivo resgatar a antiga maneira de cozinhar: os alimentos eram retirados das hortas e dedicava-se tempo e zelo no preparo das refeições, essência que contrapõe a ideologia do fast food, onde o alimento é produzido em larga escala, perdendo suas propriedades.