Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Azeite made in Minas Gerais

 

Câmara atuará na promoção de acordo de cooperação com a Itália no setor de olivicultura

04/08/17

Em compromisso na sede da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais, o presidente da instituição, Valentino Rizzioli, juntamente com o secretário-geral, Leonardo Freitas, recebeu, no dia 2 de agosto, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Claudio Coutinho Leitão, acompanhado do presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Rui da Silva Verneque, e do assessor de relações institucionais da Seapa, Guilherme Machado.

O encontro teve como foco, entre outros assuntos, o desenvolvimento de uma cooperação com a Itália no setor de olivicultura e produção de azeite. O objetivo é promover uma colaboração com instituições técnicas italianas especialistas na área e, com isso, obter novas tecnologias e processos produtivos.

Para o presidente Rizzioli, o acordo mútuo favorecerá a expansão da cultura no estado. “Vitrine mundial do produto e dona de um dos melhores azeites do mundo, a Itália pode contribuir e muito para que Minas se destaque na produção nacional. Já produzimos excelentes azeites, de altíssimo padrão de qualidade e, com essa parceria, poderemos oferecer ao mercado produtos de excelência com preços competitivos”, afirma.

A iniciativa da reunião se justifica pelo protagonismo de Minas Gerais na olivicultura e produção nacional de azeite, tendo produzido o primeiro azeite extravirgem brasileiro, extraído em 2008, na Fazenda Experimental da Epamig, em Maria da Fé (MG). Em 2009, a Epamig importou da Itália uma máquina específica para a extração do azeite.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT