Após reunião, aconteceu, ainda, mais um Diálogos de Negócio, com presença do presidente da Gasmig, Pedro Magalhães
25/06/19
A Câmara Italiana realizou, nessa segunda (25), sua Assembleia Geral de Associados, no auditório da sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), para discutir o balanço financeiro do ano de 2018, as atividades realizadas no período até o momento e a Medalha Italia Affari 2019. Aconteceu, ainda, mais uma edição do Diálogos de Negócio, desta vez com a presença do presidente da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), Pedro Magalhães.
A reunião teve inicio às 19h, com apresentação das atividades realizadas no ano anterior. Foi divulgado o número de participantes, os conteúdos e propósitos de cada uma, assim como a frequência e datas de realização dos eventos. Dentre as atividades realizadas, destacam-se as missões para a Itália e os diversos workshops e palestras desenvolvidos. Em seguida, discutiu-se o quadro associativo. O saldo total até o mês de junho foi de 192 associados. Por fim, as atividades realizadas até o momento em 2019, dentre elas o Tempo Técnico e os Grupos de Trabalho.
O presidente da Câmara, Valentino Rizzioli, falou, em seguida, sobre a Medalha Italia Affari 2019. Relembrou as edições e homenageados anteriores, revelou a indicação de Alberto Medioli, diretor da OMR Componentes Automotivos, e informou que os outros agraciados ainda estavam por decidir. Rizzioli incentivou aos presentes que apresentassem à Câmara sugestões de possíveis homenageados.
Raffaele Peano, vice-presidente executivo da Câmara, apresentou o balanço financeiro do ano de 2018. Em seguida o Cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese, destacou a importância de Minas Gerais, ressaltando a forte presença empresarial italiana no estado, e a essencialidade dos investimentos do governo estadual para atrair e expandir a atuação dessas empresas.
O evento foi encerrado com a palestra de Pedro Magalhães, presidente da Gasmig, em mais um Diálogos de Negócio. Magalhães apresentou a Gasmig, sua atuação em Minas e em outros estados, além de projetos atuais e futuros da empresa. Destes projetos, destacam-se a ampliação da rede de fornecimento, atualmente concentrada na região metropolitana de Belo Horizonte e sul do estado, para outras partes do território mineiro. Assim como a expansão e diversificação da gama de clientes, com destaque para empresas e uso doméstico do gás natural. Outro ponto foi a redução do custo do gás natural em Minas, sujeito às determinações de preços da Petrobras. A Gasmig busca mudar o quadro e reduzir o preço, equiparando-o ao do estado de São Paulo, que atualmente possui o gás natural mais barato do país.