Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

As belezas medievais e renascentistas de Ferrara

Conheça um pouco mais da cidade conhecida por seus castelos e sua expressiva arquitetura, com um centro histórico que lhe rendeu o apelido de

Ferrara é uma cidade medieval, conhecida por seus castelos e sua expressiva arquitetura. Seu centro histórico foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, em 1995, e rendeu à Ferrara o apelido de “Cidade da Renascença”.

A história da cidade está intimamente ligada à história da família Este, que governou Ferrara por mais de 300 anos. Entre os anos 1208 e 1598, a cidade viveu seu período mais glorioso, sob o comandado da dinastia Este. Como Ferrara era um feudo papal os Este se converteram em vigários papais e concederam à cidade prestígio e importância cultural.

Grande parte dos monumentos e palácios de Ferrara foram construídos durante o governo dos Estes, que transformaram a cidade em um centro de aprendizagem e artes criando a beleza e imponência urbana que vemos hoje.

De origem etrusca e dominada pelos romanos, só há registros sobre a cidade de Ferrara a partir do ano 753. Fundada para fins militares e comerciais, a cidade foi disputada por Guelfos e Gibelinos. Os Guelfos saíram vencedores e o seu líder Azzo d’Este VII se tornou o prefeito da cidade, dando início à Dinastia dos Este no poder.

No início do governo Este, Ferrara possuía pouca estrutura urbana, sendo vulnerável a ataques inimigos, além de ser uma terra insalubre. Por conta disso, Obizzo d’Este II, que assumiu o poder em 1252, decidiu erguer seu palácio em frente à Catedral di San Giorgio, localizada na Piazza Trento e Trieste, a mais importante praça da cidade, no coração do centro histórico da cidade. Esse Palácio Municipal de Ferrara foi a residência da família Este antes da mudança para o Castelo Estense, uma das atrações mais importantes de Ferrara.

Nicolò D’Este II assumiu o poder em 1361 e transformou Ferrara em uma cidade limpa, com ruas pavimentadas, fortalezas e torres. Para melhorar a estrutura da cidade, ele aumentou a tributação, mas o povo se revoltou e invadiu a Chancelaria matando o Chefe Fiscal de Ferrara. Foi devido a esse episódio que ele quis melhorar a defesa do reino contra o povo sofrido de Ferrara e mandou construir o castelo em 1385. Era dia de San Michelle, por isso o castelo foi dedicado ao arcanjo sendo conhecido como Castello di San Michelle ou Castelo Estense.

Hoje o Castelo Estense fica bem no centro da cidade, mas por muito tempo foi o limite da mesma. Possui proporções imponentes, fosso, pontes elevadiças, torres e uma passagem elevada que ainda existe. Os afrescos do teto das salas do castelo também chamam a atenção. Hoje, o Castelo Estense se encontra junto à construção militar conhecida como Palazzo Municipale.

Alberto V, sucessor de Nicolò II foi quem fundou, em 1391, a Universidade de Ferrara, onde estudaram Paracelso e Copérnico, Savoranola e Ludovico Ariosto. Fez uma série de obras para mudar a cara da cidade, abriu praças, construiu igrejas, conventos e palácios, entre eles o Palazzo del Schifanoia, cujo nome quer dizer: o palácio que espanta o tédio, porque era um local de refeições ao ar livre e lazer onde hoje funciona o Museu de Arte Antiga.

Outra famosa construção de Ferrara é o Palazzo dei Diamanti, que foi construído em 1493. Atualmente funciona no local a Pinacoteca nacional e um museu de arte moderna e contemporânea. Com uma fachada coberta por 8.500 blocos de mármore branco e rosa, e um interior ricamente decorado, diz a lenda que o construtor teria colocado um grande diamante em uma das saliências. Outros atribuem o nome Castelo de Diamantes ao formato de diamante que as pedras de mármore da fachada possuem.

Ferrara é uma cidade repleta de beleza e história, que faz valer um passeio pelas suas ruas tranquilas, seja a pé ou de bicicleta.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT