Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Alguns dos doces mais antigos e, ainda, mais amados da Itália

Receitas são passadas de geração em geração e conquistam paladares

06/04/20

Um país famoso por suas belezas naturais, sua arquitetura, sua história e sua arte, a Itália é, também, origem de diversos sucessos da gastronomia, e não só por suas entradas e pratos principais, mas, também, por suas sobremesas. Algumas das receitas mais antigas, originárias de diferentes regiões, são, até os dias de hoje, uma bela pedida e uma oportunidade imperdível de experimentar.

Uma receita com diferentes histórias, a única certeza é que o zabaglione foi criado entre os séculos XIV e XVII e continua na lista dos queridinhos no país. Um doce feito à base de gema de ovos, açúcar e vinho marsala. É um creme preparado em banho-maria, em que se coloca uma panela com água no fogão e, em cima dela, a tigela com as gemas, misturando sempre e, logo após, acrescentando o açúcar e o vinho. A dica valiosa é não permitir que a água ferva e, assim, a gema não cozinhe.

Na região do Piemonte surgiu a Gianduia, uma mistura de 70% de chocolate com 30% de pasta de avelã. Um doce que, acredita-se, tenha surgido por volta de 1600, e popularizou-se quando o território foi conquistado por Napoleão Bonaparte. A ofensiva do imperador da França resultou na escassez do cacau e, por isso, surgiu a necessidade de improvisação pelos chocolateiros. Assim, perceberam que a avelã, um fruto que crescia em abundância na região, se incorporava, facilmente, ao chocolate, originando uma receita bastante saborosa.

Não podemos nos esquecer da iguaria típica da Sicilia: o cannolo. “Leave the gun, take the cannoli” (Deixe a arma, pegue os cannoli), como diz a personagem Clemenza, no primeiro filme da trilogia “O Poderoso Chefão”. Sendo colocado em uma posição de maior relevância que uma arma, em um famoso filme que retrata a história de uma família mafiosa, percebe-se o quão querido é esse doce, não é mesmo? Essa é mais uma receita que não se pode afirmar, com exatidão, sobre sua criação, mas, que é um símbolo italiano e conquista diversos paladares.

O cannolo é uma massa fina e crocante, feita com farinha, cacau, açúcar, banha, ovo, vinho marsala, vinagre de vinho branco, canela, baunilha e sal, que pode levar diversos recheios. No entanto, a receita original é recheada com creme de ricota e pedaços de chocolate.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT