A terra da pizza tem muitas outras delícias para oferecer aos seus visitantes.
A gastronomia napolitana possui uma grande variedade de pratos e tradições culinárias, devido, em grande medida, às influências de diversos povos que ali se estabeleceram em ocasião das inúmeras invasões que a cidade sofreu ao longo de sua história.
Exatamente por esse motivo, é difícil encontrar com precisão as raízes da cozinha de Nápoles. Elementos muito presentes na culinária napolitana ao longo da história são frutas, como o figo e a romã. Durante o Império Romano, talvez um dos ingredientes mais usados na região tenha sido o garum ou garo, feito em cidades como Cetara. O Garo é um molho de miudezas de peixes, considerado pelos habitantes de Roma antiga como alimento afrodisíaco. A uva passa também aparece em muitos pratos, como a pizza di scarole e o braciole al ragù.
A culinária napolitana é marcada pela abundância de peixes e frutos do mar, devido à proximidade da cidade com o Mar Tirreno. Vegetais, frutas e cereais, como já citado, também estão muito presentes, graças ao solo extremamente fértil da região.
Um dos pratos mais tradicionais de Nápoles é a pizza. Descoberta no século XVII, tem sua origem na focaccia, e é tradicionalmente feita em forno de lenha. Para os napolitanos, existem duas pizzas verdadeiras: a pizza marinara (feita com azeite, tomate, alho e orégano) e a pizza marguerita (dedicada em honra da rainha Margherita de Sabóia, e feita com tomate fresco, muçarela ralada, manjericão e azeite de oliva, utilizando ingredientes que remetem às cores da bandeira da Itália).
Uma das massas mais consumidas em Nápoles é o espaguete, sendo um das formas mais famosas o Spaghetti alle Vongole (com mariscos). Outros pratos típicos da cidade são: a minestra maritata (sopa de legumes), os croquetes de batata e lasanha, a frittata di pasta (macarrão frito) e o panuozzo (um sanduíche parecido com uma pizza).
Os doces são uma especialidade da cozinha napolitana. Um dos mais desejados é o sfogliatella, feito com a massa mil folhas e normalmente recheado com creme de amêndoas. Outros doces muito vistos nas mesas das casas em Nápoles são a pastiera napolitana (uma torta feita com trigo, ricota canela e limão), o struffoli (um bolinho frito com calda de mel) e o zeppole (doce que lembra o nosso ‘sonho’ com cobertura).