Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

7ª Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte reúne cerca de 60 mil pessoas na Savassi

Evento conta com forte presença de associados da Câmara, tanto em barracas de comidas típicas, quanto como patrocinadores.

No último domingo, dia 02 de junho, dois quarteirões da Avenida Getúlio Vargas foram fechados e ocupados por cerca de 60 mil pessoas que, segundo estimativas dos organizadores, participaram da 7ª Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte. O evento, realizado anualmente, celebra o Dia da República Italiana e em 2013 homenageou o 200º aniversário de Giuseppe Verdi, um dos mais influentes compositores italianos do século XX.

Além das dezenas de barracas com comidas e bebidas típicas da culinária da península, era possível também visitar barracas de associações de diversas regiões italianas, de instituições do Sistema Itália, dentre outras.

A abertura oficial do evento contou com apresentação da banda da Polícia Militar de Minas Gerais e a presença de importantes autoridades. Rafaelle Peano, presidente da Associação de Cultura Ítalo-Brasileira de Minas Gerais (ACIBRA-MG), realizadora da Festa, agradeceu emocionado a todos os presentes e às autoridades governamentais, patrocinadores e instituições que ajudaram a viabilizar a promoção do evento. Gabriele Annis, conselheiro da Embaixada Italiana em Brasília, representando o embaixador Raffaele Trombetta, agradeceu ainda aos três representantes do Brasil no Parlamento da Itália e se disse orgulhoso em ver que a Festa Tradicional Italiana, a maior do gênero fora da Itália, fortalece os valores da família e da pátria, intensamente presentes em ambas as culturas. Délio Malheiros, vice-prefeito de Belo Horizonte, declarou que a capital mineira se sente honrada em receber esta grande festa e ressaltou a proximidade da relação entre a Itália e Minas Gerais, do futebol aos negócios, dando como exemplo a presença da Fiat no estado. O governador de Minas, Antônio Anastasia, que tem descendência italiana, foi quem encerrou os discursos e na oportunidade saudou a Cônsul da Itália em Belo Horizonte, Maria Pia Calisti, pela opção em homenagear Giuseppe Verdi e agradeceu aos italianos por toda a contribuição em prol do desenvolvimento de Minas Gerais.

Além dos restaurantes Est!Est!Est!, Maurizio Gallo e da confeitaria Mole Antonelliana, que estiverem na Festa vendendo seus deliciosos produtos para a degustação do público, outro associado da Câmara Italiana também marcarou presença – a agência de comunicação Amplo Brasil. Euzébio de Andrade, diretor da agência de comunicação Amplo Brasil, que patrocinou o evento, acredita que apesar da participação institucional ser intangível, a exposição da marca em um evento consolidado como a Festa Italiana de Belo Horizonte agrega muito valor à empresa.

As seguintes empresas associadas da Câmara Italiana também patrocinaram o evento: Fiat, Aethra Sistemas Automotivos, Iveco, Picchioni, OMR componentes, Magneti Marelli, Streparava, New Holland, Denso, Sinalmaxx, Amaviva do Brasil, Etros Engenharia, Teksid, Seris e VP Viagens e Turismo. O Collina Advogados Associados, assim como a Câmara Italiana, participou como apoiadora da Festa.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT