Câmara colaborou no projeto com o fornecimento de dados locais e nacionais
10/01/2023
A Assocamerestero e Unioncamere, em colaboração com a Fondazione per la Sostennibilità Digitale lançaram um guia de referência para empresas, sobre transformação digital e sustentabilidade. O objetivo do guia é fornecer um panorama, com informação e diretrizes, sobre 51 países no mundo, onde existem Câmaras de Comércio Italianas, a respeito de oportunidades em mercados globais, ligadas às questões da sustentabilidade e de inovações no ecossistema regulatório, social, econômico e digital em cada um dos países examinados.
A publicação “Digital Sustainability Atlas” é um direcionador para que as empresas e instituições, atuais e futuras, entendam o contexto e as realidades que apresentam os mercados estrangeiros e um meio para construir o correto posicionamento frente às diferentes demandas sustentáveis.
Para a concretização da publicação a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais colaborou com fornecimento de dados relativos ao Brasil e ao estado, e segue atuando como facilitador na inserção e atuação das empresas dentro do mercado. O papel das Câmaras é justamente o de mediar e traduzir as especificidades de sua localidade para a atração de investimentos.
Sobre a importância do trabalho das Câmaras, o presidente da Assocamerestero, Mario Pozza, afirmou: “As empresas globais hoje precisam operar em uma nova dimensão de ética e responsabilidade, a par dos desafios associados à transformação digital, mas deixando espaço para uma ideia de sustentabilidade e bem-estar. O desenvolvimento sustentável não pode, portanto, ser alcançado sem levar em conta o que acontece em outros mercados e como os consumidores avaliam o que as empresas fazem para proteção ambiental ou sustentabilidade social.”