Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Chuvas no estado impactam os preços dos hortifrútis

2023 se inicia com alta no preço dos alimentos

09/01/2023

Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são marcados pelo aumento do nível das chuvas em Minas Gerais e dos transtornos que elas causam. Apesar da alta dos preços dos produtos alimentares já serem esperados nessa época do ano, o aumento chegou mais cedo na mesa do consumidor. As chuvas impactam diretamente a produção, a qualidade, a colheita e o escoamento dos produtos que pressionam a alta dos preços.

Na Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa Minas), unidade Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), já foi registrado aumento em vários itens, com destaque para o tomate, com variação positiva de 29,9%, repolho, 16,5%, e batata, com alta de 4,23%.

O quilo do tomate longa vida foi vendido em média, ao longo de dezembro, a R$ 4,86, superando em 29,9% a cotação de novembro. Já o quilo da batata girava em torno de R$ 3,21, valor que superou em 4,2% o mês anterior.  No grupo das hortaliças houve um incremento de preços de 6% entre novembro e dezembro.Dentre as frutas, a tangerina encerrou dezembro com alta de 47,9%. Além da chuva, a produção entrou em período de entressafra. O mesmo aconteceu com o abacate, com aumento de 26,8% e maçã, 6,3%.

Fonte: Diário do Comércio

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT