Conheça um dos alimentos mais exóticos da gastronomia mundial
09/09/2022
Um dos elementos mais cobiçados da alta gastronomia é a trufa ou, em italiano, “tartufo”. Ela é um tipo de fungo que se desenvolve sob a terra a uma profundidade de 20 a 40 centímetros, próximo as raízes de carvalhos, castanheiras, aveleiras ou salgueiros, em poucas regiões de clima temperado. A trufa não pode ser produzida e é difícil encontrar quantidades substanciais que possam ser comercializadas, por isso, possui um alto valor comercial, sendo considerada verdadeira preciosidade gastronômica.
As trufas eram consideradas misteriosas e divinas pelos povos antigos. Os gregos acreditavam que as trufas cresciam no local onde os raios, lançados pelo deus Zeus, atingiam o solo. Já os romanos acreditavam que elas possuíam propriedades afrodisíacas.
Devido à sua raridade as caças às trufas, ou “caccia al tartufo”, tornou-se uma das tradições mais aguardadas do ano, especialmente na Itália. Existem várias espécies de trufas, mas as mais conhecidas são a trufa negra e a branca, sendo a última ainda mais valorizada. Seu preço pode variar bastante e, não por acaso, são conhecidas como “diamantes” da gastronomia. O quilo da trufa preta gira em torno de 2.100 a 3.700 reais, enquanto a trufa branca ultrapassa os 14.000 reais.
Para encontrar trufas são realizadas verdadeiras expedições, especialmente nas regiões do Piemonte, Toscana e Umbria, que contam com a ajuda de cães farejadores, capazes de reconhecer o cheiro característico dessa iguaria. O período de coleta varia conforme o tipo de trufa, sendo que de setembro a dezembro é período de trufa branca e de novembro a março é comum encontrar a trufa negra.