Grupo italiano ofereceu as melhores condições na parceria com o estado mineiro
17/08/2022
A empresa INC S.P.A saiu vitoriosa do leilão do rodoanel metropolitano que ocorreu no dia 12 de agosto, na Bolsa de Valores de São Paulo. A licitação recebeu duas propostas uma do grupo italiano e outra do consórcio chinês Novos Caminhos BH.
A empresa que é controlada pela família italiana, Dogliani, ofereceu o maior desconto sobre os valores que o governo estadual terá que pagar à construtora. O montante total que sairá dos cofres públicos para a parceria é de R$ 3 bilhões dos quais 2,4 bilhões seriam destinados aos investimentos iniciais. Além disso, o poder público mineiro pagará prestações mensais de 103 milhões à empresa para a realização do investimento.
A obra do rodoanel será realizada por meio de uma parceria público-privada (PPP) no qual a empresa vencedora será responsável pela realização do projeto, operação e manutenção pelo prazo de 30 anos. O projeto é uma das apostas do governo do estado para prevenir os frequentes acidentes na região, que é considerada uma das mais violentas do estado, e desafogar o fluxo intenso.