Iniciativa promove turismo de raízes para ítalo-descendentes
O programa de promoção do turismo de raízes – “Italea” – do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, organizou um evento no Brasil para comemorar os 150 anos da imigração italiana ao país, que hoje computa cerca de 30 milhões de ítalo-descendentes.
A celebração contou com a presença de autoridades e representantes de importantes entidades ítalo-brasileiras, incluindo Giovanni Maria De Vita, responsável pelo projeto do MAECI, e Domenico Fornara, cônsul geral de São Paulo.
Com uma temática inspirada nas cortes renascentistas italianas, o evento teve como objetivo atrair descendentes de italianos interessados em conhecer e explorar suas origens, oferecendo serviços para facilitar suas viagens à Itália.
Giovanni Maria De Vita informou que o projeto apresenta recursos para acolher e informar tanto quem já conhece suas origens italianas, quanto quem pretende investigar as próprias raízes, redescobrindo lugares, costumes e cultura de seus antepassados, contando para isso com uma rede de genealogistas. Entre as principais atividades do projeto, estão também o portal https://italea.com
De Vitta destacou ainda, reiterado pelo coordenador regional do projeto, Luca Bruschi, que a iniciativa não visa apenas as grandes cidades, mas também pequenas localidades ricas em história e cultura.
#projetoitalea #turismoderaizes #imigracaoitaliana #imigracao150anos #italodescendentes #historiaitaliana #viagemcultural #culturaitaliana #relacoesinternacionais #italiabrasil #exploracaocultural #eventocomemorativo
Fonte: Ansa Brasil
Foto: Pexels-Jeshoot