Feriado marca o “início” do ano para os italianos
04/02/2022
Se para os brasileiros o ano só começa realmente depois do Carnaval, na Itália, a celebração da Festa dell’ Epifania ou della Befana marca o fim das festividades e o início do novo ano. Como diz o ditado popular dos italianos: “L’Epifania tutte le festa porta via” que, em tradução literal, quer dizer: A Festa da Epifania encerra todas as festas.
O festejo é celebrado no dia 6 de janeiro, feriado, na Itália, e coincide com o Dia dos Reis Magos, que marca o momento de guardar os enfeites de Natal. Acredita-se que as comemorações dessa data têm origem nas festas pagãs, do Império Romano, que celebravam a natureza e os 12 dias após o solstício de inverno. Com o passar dos anos, o significado das comemorações foram mudando e, hoje, ela está ligada a história dos Reis Magos.
Segundo conta a história dos Três Reis Magos, em sua viagem para conhecer o menino Jesus, eles se perderam na estrada e encontraram uma senhora que lhes ajudou. Como gratidão pela ajuda da senhora, os Reis Magos a convidaram para conhecer a criança, mas ela se recusou. Com a partida dos Reis, a senhora se arrependeu de sua escolha e resolveu ir em busca deles. Na esperança de encontrá-los, ela levou um presente para o menino Jesus. Porém, a senhora não conseguiu encontrar os Reis ou a manjedoura, em que estava o bebê. Com isso, ela resolveu parar em todas as casas para dar doce às crianças. Desde então, de acordo com a lenda, Befana passou a girar o mundo presenteando as crianças, durante a noite dos dias 5 e 6 de janeiro.
As celebrações, nas cidades mais tradicionais italianas, levam apresentações e pessoas fantasiadas, que visitam as casas levando doces às crianças. Para as crianças que se comportaram bem, durante o ano, elas recebem uma meia com vários doces, mas, aquelas que foram muito levadas, recebem doces e carvão em sua meia.