Matéria contou com depoimentos do presidente e da secretária-geral da instituição
02/02/2022
O jornal mineiro Diário de Comércio, especializado em economia, gestão e negócios, publicou uma matéria, em 26 de janeiro, destacando o crescimento das exportações mineiras para a Itália, que registraram alta de 21,1%, em 2021.
Para entender a complexidade das relações entre Minas e Itália, a publicação trouxe depoimentos do presidente da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, Valentino Rizzioli, que começou sua carreira, no Brasil, em 1969, como gerente-técnico da fábrica da Fiat Tratores e Máquinas Rodoviárias, em Belo Horizonte, tornando-se, posteriormente, o vice-presidente da Fiat do Brasil e presidente da CNH Industrial para a América do Sul. A Fiat, empresa do grupo Stellantis, instalada, em Betim, na região metropolitana da capital mineira, foi a primeira grande empresa italiana a se estabelecer no estado.
Para a instalação da fábrica, novas empresas, prestadoras de serviços à montadora e de mão de obra especializada, foram necessárias, o que levou à expansão industrial e comercial das relações entre Minas e Itália. Como reflexo desse crescimento e, juntamente com a expressiva comunidade italiana, já existente no estado, advinda da imigração italiana, que ocorreu no final do século XIX e início do século XX, Minas Gerais possui, atualmente, 27 novos projetos de investimentos de empresas italianas, totalizando mais de R$ 11 bilhões em negócios e mais de 8 mil empregos gerados, segundo afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
Tendo em vista toda a conjuntura das relações bilaterais, o trabalho da Câmara se torna extremamente pertinente e necessário, por fomentar e estimular as relações entre os empresários mineiros e italianos, assim como facilitar a entrada das empresas italianas no mercado mineiro.
Para ler a reportagem completa, acesse: https://bit.ly/3AQcst8