Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Câmara comparece a ExpoQueijo Brasil 2021, em Araxá (MG)

Evento reuniu produtores do todo o mundo e elegeu os melhores queijos por categoria

12/11/2021

A Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais esteve presente, representada pela secretária-geral, Ana Corrêa, na feira ExpoQueijo 2021, que aconteceu entre os dias 4 e 7 de novembro, em Araxá (MG). A exposição teve, como destaque, o Concurso Internacional do Queijo e foi idealizado para fomentar a produção de queijos, dar visibilidade aos produtores e as suas diversificadas produções e premiar os melhores e mais bem avaliados queijos do mundo. A competição reuniu mais de 800 queijos, com as devidas certificações nacionais e internacionais, sendo que desses, 550 eram mineiros e quase 40 eram de origem italiana.

A ExpoQueijo 2021 que foi realizada, em parceria, com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), contou com as participações do governador de Minas, Romeu Zema; da secretária de Estado da Seapa, Ana Valentini; do secretário de Estado de Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), Fernando Passalio; do cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese; do vice-presidente da Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Minas Gerais (Acibra-MG), Giorgio Collina; dentre outras autoridades.

Um dos momentos mais esperados do evento, o Concurso internacional Internacional do queijo Queijo contou com a curadoria da Organização Nacional de Provadores de Queijo (Onaf), instituição da Itália que treinou os jurados para selecionar os queijos por categoria e presentearam a Câmara com o livro Le Valli dei Formaggi – La Culla dell’Arte Casearia delle Valli Orobiche, que relata as tradições da produção de queijos no Valle Orobiche, em Bergamo, na região da Lombardia

O concurso teve, como ganhador, o queijo italiano Bra Duro Denominazione di Origine Protetta (DOP) – Denominação de Origem Protegida –, que atingiu 105 pontos, levando, para a Itália, o prêmio Super Ouro do Araxá International Cheese Awards. Anteriormente, o queijo venceu o um concurso similar, em Bergamo.

“Estar presente, na feira, foi uma experiência extremamente enriquecedora e fascinante. Ficou claro, acho que para todos os presentes, como Minas e Itália possuem uma ligação forte e tradicional, principalmente no que diz respeito à produção queijeira. Exemplo vivo disso foi o fato da organização responsável pelo treinamento dos jurados do concurso, a Onaf, ser italiana. Foi interessante ver a troca de conhecimentos e experiências entre os produtores e os organizadores do evento. Acho que o papel da Câmara é justamente perceber essas conexões, oportunidades e fomentar ainda mais essas relações” afirmou a secretária-geral, Ana Côrrea, sobre a ExpoQueijo 2021.

Para a competição, os queijos foram organizados em cinco categorias, de acordo com a sua matriz leiteira: vaca, búfala, cabra, ovelha e misturado; e mais as subcategorias: leite cru, pasteurizado e tipo de tecnologias.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT