Publicação traz informações sobre legítimos produtos italianos e onde encontrá-los
06/10/2021
Para elevar o conhecimento sobre os legítimos alimentos italianos, a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais lança, no início deste mês, o guia “Da Itália a Sua Mesa: Onde Encontrar Alimentos Autênticos”, como mais uma iniciativa do projeto True Italian Taste. Em versão impressa e digital, o guia apresenta alguns produtos símbolos da produção agroalimentar da Itália, como queijos, vinhos, massas, peixes, biscoitos doces e produtos de charcutaria. O impresso apresenta, também, uma lista com os diversos estabelecimentos que comercializam os alimentos, em Minas Gerais.
Elaborado, com a proposta de apresentar a diversidade e a riqueza agroalimentar italiana, o guia traz uma seleção de alguns alimentos, suas certificações de origem, modos de produção, suas histórias e especificidades. Dispostos em um produto editorial com elevado apelo estético e conteúdo informativo rico e leve, tem um conceito criativo que se baseia em unir o conhecimento, por meio de informações relevantes e claras. O design, uma das notas distintivas do Made in Italy, é expresso, no guia, com belas imagens e composição gráfica harmoniosa.
O guia conta, também, com prefácios do presidente da Câmara, Valentino Rizzioli; do cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese; e da enogastronoma Nella Cerino, que salientam a importância do projeto True Italian Taste, no combate à falsificação de alimentos italianos legítimos, e o guia como ferramenta para que o consumidor obtenha informações de qualidade sobre os produtos.
“É um importante passo para demonstrar todos os elementos que estão ligados à cozinha italiana. O guia buscar ir além de uma simples especificação de produtos, ele busca demonstrar como a culinária e os processos envoltos refletem a identidade do italiano, que zela pelo cuidado, pela qualidade, pelas tradições e cultura dos alimentos produzidos. Mais ainda, existe um cuidado com as sensações, com o paladar final. É toda essa cadeia produtiva, de relações econômicas, sociais e culturais que queremos valorizar e proteger”, afirma Ana Corrêa, secretária-geral da Câmara Italiana.
Destacando a importância da informação como uma aliada no combate ao Italian Souding – produtos falsos que se apropriam, indevidamente, da reputação dos alimentos feitos na Itália –, o guia “Da Itália a Sua Mesa: Onde Encontrar Alimentos Autênticos” extrapola a questão econômica, tendo como missão a valorização da história, dos costumes e das tradições italianas. “Se o consumidor final entender que os nossos produtos remetem a toda essa origem e como eles impactam a qualidade do prato, bem como no estilo de vida de um povo, eles entenderão um pouco do que é ser italiano”, declara Corrêa.
Distribuído, gratuitamente, o guia pode ser retirado na sede da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais (Rua Piauí, 2019 – Funcionários | Belo Horizonte). Além da versão impressa, o livreto está disponível, também, em formato virtual, que pode ser acessado, por meio do link: https://bit.ly/3FmFimK