Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Gei Brasile e Câmara promovem encontro entre Romeu Zema e empresários

Evento apresentou planos do executivo mineiro em diversas áreas

 

23/09/2021

Contando com o apoio institucional da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, o Grupo Esponenti Italiani (GEI Brasile), no dia 21 de setembro, realizou um evento virtual com o governador de Minas Gerais Romeu Zema, quando falou sobre os resultados das ações de seu mandato, principalmente nas atividades econômicas do estado.

A transmissão foi anfitrionada por Valentino Rizzioli, presidente da Câmara Italiana de MG e do GEI Brasile – entidade que reúne importantes personalidades ligadas à Itália e operantes no Brasil – e contou com a audiência de diretores da Câmara e executivos e empresários de vários setores, sendo grande parte deles de empresas associadas à Câmara.

Inicialmente, Zema agradeceu Rizzioli pela oportunidade do encontro e enfatizou suas raízes italianas. O governador iniciou sua apresentação explicando que sua carreira profissional, antes da vida pública, sempre foi no setor privado, como empresário, estando à frente de um grupo presente em todas as regiões de Minas, e que, por isso, possui um bom conhecimento do estado. O político destacou pontos importantes de seu governo, ressaltando que sua administração visa a boa gestão, com a desburocratização do aparato público e a instalação de uma economia liberal.

Romeu destacou que os dois últimos anos de seu mandato foram diferentes, devido à situação crítica a qual o estado foi entregue e à pandemia de Covid-19. “Estamos, talvez, agora, colhendo os primeiros frutos daquilo que foi implantado, desde o início. Nesse período, toda a nossa gestão foi pautada na austeridade, e muita austeridade mesmo.”

Apesar das adversidades, o governador destacou que o estado teve um bom desempenho, na pandemia, com a compra precoce de respiradores e pelo fato de sua equipe basear suas decisões em fundamentos técnicos e científicos. Zema disse, ainda, que há iniciativas para que a Fundação Ezequiel Dias (Funed), com apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), produza vacinas contra a Covid-19.

Entendendo o impacto que a pandemia trouxe para as áreas da saúde e da economia, o chefe do executivo mineiro reiterou seu plano para que as instituições governamentais passem a produzir insumos necessários, em qualquer crise sanitária, para que Minas possa ter melhores condições de enfrentamento e competitividade em uma futura crise e, dessa forma, ser pioneiro em soluções.

Ainda, durante o evento, Zema comentou sobre a importância da reforma tributária, como um fator fundamental para o crescimento econômico, e do investimento estatal em ferrovias. “Há a necessidade de uma reforma ampla, que vise resolver os problemas do País.”, afirmou o governador.

Em relação aos investimentos estatais em ferrovias, o político afirmou que boa parte da exportação de minério do estado é feito pelas ferrovias e que há um campo enorme para ser desenvolvido. “O grande entrave de investimento das ferrovias, no Brasil, era devido à legislação federal. Com a medida provisória do presidente, agora somos capazes de seguir com os planos ferroviários. De imediato elas permitem uma conexão entre Pouso Alegre e Lavras e estamos analisando a extensão do ramal de Pirapora, para que ele chegue até Unaí, onde está a nova fronteira agrícola.”

O vice-presidente do GEI, Giacomo Guarnera, em comentário direcionado a Zema, destacou que o estado, na figura do governador, precisa fazer com que suas atividades cheguem ao conhecimento do mundo. Para que, dessa maneira, as relações comerciais entre países, como a Itália, possam ser estimuladas.

Concluindo, o presidente Rizzioli agradeceu a transparência do governador e reiterou a importância das reformas e das desburocratizações públicas nas relações comerciais. “Com essas inúmeras mudanças, empresas italianas estão preparadas para investir no estado.”, afirmou Valentino.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT