Criado na Itália, prato feito à base de arroz é sucesso mundial
26/02/21
Não é novidade que a comida italiana faz sucesso ao redor do mundo, tendo, muitas vezes, seus pratos dentre as opções preferidas de pessoas de diversas nacionalidades. A união de sabores e aromas inigualáveis dessa gastronomia é, em maior parte, lembrada pelos preparos com massa, como as infinidades de produções com macarrão ou pizzas. No entanto, também famoso e amado, o risoto merece seu reconhecimento. A receita é uma opção escolhida, em diferentes ocasiões, por cozinheiros profissionais e amadores e tem várias possibilidades de combinações, sendo, ao mesmo tempo, simples e sofisticada.
No século XI, os povos sarracenos – designação atribuída aos árabes que ocuparam partes da Península Ibérica – detinham o domínio do sul da Itália e, nesse tempo, introduziram no país o plantio de arroz do tipo arbório. O grão tem como característica seu tamanho maior que os outros tipos, além de conter maior quantidade de amido, que faz com que, quando preparado, tenha uma consistência cremosa. Com esse novo ingrediente, saindo da Sicília para outras regiões da Itália, surgiu, ao norte, na Lombardia, o prato típico italiano “risotto”, que, na língua italiana, significa pequeno arroz.
Muitas são as lendas que contam sobre a primeira receita oficial e seus ingredientes indispensáveis para o preparo, como é o caso da utilização do açafrão para produzir o chamado “risotto alla milanese”. Porém, com o passar de anos, o prato ganhou produções com ingredientes variados e as mais tradicionais da Itália, fora a de açafrão, são: “risotto al nero di seppia”, em que é preparado com um molho escuro, proveniente da tinta armazenada pelas lulas; “risotto al limoncello e formaggi di capra”, conhecido por ser preparado com o famoso digestivo italiano e queijo de cabra; “risotto alla pescatora”, variação que leva no nome a palavra pescador por utilizar frutos do mar; e “risotto ai funghi porcini”, em que se adicionam cogumelos na receita.
Independentemente da receita escolhida, a base para se preparar um risoto é a mesma, variando, somente, a quantidade dos ingredientes, de acordo com quantos pratos se deseja preparar.