Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Orvieto: a comuna medieval dos contos de fadas

Arquitetura pitoresca e vinhedos compõe um cenário perfeito

18/11/20

Com colinas e bosques surpreendentes, a região da Umbria é o “coração verde” da Itália. Sua preservação de séculos de história faz com que suas cidades e vilarejos pareçam ter saído de contos de fadas. Localizada na província de Terni, Orvieto é uma pequena comuna capaz de transmitir a sensação de um passeio pelo passado medieval, uma história começa sete séculos a.C., com o povo etrusco.

Orvieto foi construída no topo de um paredão de rochedos, no alto de uma colina, e, para se chegar ao centro da cidade, é preciso utilizar o transporte funicular (solução ferroviária que não depende da tração das rodas nos trilhos e funciona como um elevador), que inicia o passeio turístico imerso na natureza, dentro de uma cabine de vidro.

Ao chegar no destino final do bondinho, o Pozzo di San Patrizio é a primeira atração a ser visitada. Construído, a pedido do Papa Clemente VII, para fornecer água à cidade em caso de cerco, o poço possui mais de 50 metros de profundidade e um sistema de escadas em espiral, com 248 degraus. Dizem as lendas que, ao chegar no seu interior, é possível fazer um pedido e jogar uma moeda.

Como parte de uma região conhecida como “terra santa”, por ser o lar de muitos italianos canonizados pela Igreja Católica, a Cattedrale di Santa Maria Assunta (Duomo di Orvieto) é, claramente, uma das mais belas da Itália. Construída em 1290, o edifício segue o estilo gótico-romântico e decorado com mosaicos de ouro, basalto escuro e mármore branco e rosa, e sua magnífica fachada retrata cenas do Antigo e do Novo Testamento. Em seu interior, a Capela di San Brizio abriga pinturas que retratam cenas do inferno, baseadas na Bíblia.

A arquitetura simples e charmosa do vilarejo faz com que o passeio pelas ruas, observando casas, lojinhas e flores, seja surpreendente e agradável por si só. No entanto, não pode faltar uma a visita à Torre del Moro. Por ser uma cidade de colina, ver todo o panorama de Orvieto, do ponto mais alto, é de tirar o fôlego. Logo na entrada da comuna, a Fortaleza Albornoz, que é hoje uma espécie de jardim público, é outro ponto de onde a vista é deslumbrante.

Fora todas as maravilhas, Orvieto é, também, uma região vinícola. Com diversos campos de vinho a serem visitados, vivenciando a experiência de degustar diferentes rótulos, a comuna é conhecida por oferecer, principalmente, seu vinho branco Orvieto Classico, com Denominação de Origem Controlada (DOC). Para alguns, é interessante sentar em um dos barzinhos com estrutura medieval e pedir uma taça do bom vinho da cidade.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT