Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Aceto Balsamico di Modena: DOP ou IGP?

Descubra os segredos e as diferenças entre as duas certificações

16/09/2020

Existem diferentes tipos de aceto balsamico. Em Modena, na região da Emilia-Romagna, temos, de um lado, o Aceto Balsamico Tradizionale di Modena DOP – Denominazione di Origine Protetta (Denominação de Origem Protegida) –, feito, apenas, com mosto cozido de uva e obtido a partir de uma rígida disciplina de produção e envelhecido por anos. Do outro lado está o Aceto Balsamico di Modena IGP – Indicazione Geografica Protetta (Indicação Geográfica Protegida) –, elaborado com vinagre de mosto e vinho e maturado por, apenas, dois meses.

 O Aceto Balsamico Tradizionale di Modena DOP utiliza, somente, o mosto cozido extraído de uvas colhidas na província de Modena. A disciplina de produção admite a utilização dos frutos das vinhas Trebbiano, Lambrusco e Ancellotta, em todas as suas variedades, bem como Sauvignon, Sgavetta, Berzemino, Occhio di Gatta.

Este não é o caso do aceto balsamico IGP, produzido com uma mistura de mosto de uva cozido (pelo menos 20%) e vinagre de vinho (pelo menos 10%).

Quando pronto, o vinagre balsâmico adquire aspecto denso e escuro, com perfume e sabor agridoce inconfundível, resultado de todas as operações efetuadas durante o período de preparo e maturação.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT