Especialistas do FI Group apresentam como largar na frente pós-pandemia
03/07/20
Realizado, no dia 30 de junho, o webinar “Inovação com Recursos Brasileiros: Financiamentos, Incentivos Fiscais e Crédito Tributário” foi um encontro virtual, organizado pelas câmaras de comércio italianas de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, em parceria com a Fundação Mineira de Software (Fumsoft) e com o Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (SEPRORGS), além de contar com o apoio do Consulado da Itália em Belo Horizonte e do Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre.
Com o objetivo de apresentar a empresas as oportunidades que surgem com o atual cenário econômico e esclarecer como ele pode ser favorável à inovação, dois especialistas da empresa FI Group, corporação líder em assessoria a empresas na gestão do financiamento de projetos de P&D, associada à Câmara Italiana, foram os responsáveis por conduzir o webinar. São eles o diretor de negócios, Anderson Rodrigues, e o consultor de financiamentos e ex-tarifário, Marcelo Muller.
O secretário-geral da Câmara Italiana de MG, Leonardo Freitas, abriu abriu a videoconferência com uma apresentação institucional, seguido dos presidentes das câmaras de MG e do RS, Valentino Rizzioli e Felipe Olinto, respectivamente, que comentaram a importância dos temas debatidos e fizeram uma saudação aos participantes e aos parceiros do evento. Leonardo Dicker, presidente da Fumsoft, e Rafael Krug, presidente da SEPRORGS, também agradeceram pela participação e falaram sobre a atuação de suas organizações e indagaram sobre as expectativas de desenvolvimento para as empresas.
Anderson Rodrigues iniciou a apresentação “Lei do Bem, Tecnologia, Inovação e Indústria 4.0” esclarecendo a atual conjuntura econômica, falando sobre como a inovação é o ponto de partida para que uma empresa consiga ter melhor competitividade e gerar mais negócios. Logo após, adentrando ao tema, Rodrigues explicou sobre a Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, mostrando seus pilares e sua relação com a tecnologia, sendo capaz de mostrar como o mundo pós-Covid-19 pode se percebe mais inovador, em vista desse fator tecnológico. Dessa forma, detalhou os benefícios de agregar novas funcionalidades e uma mostra de como esses investimentos podem ser vistos em um projeto de inovação.
Assumindo a palavra, Marcelo Muller falou, primeiramente, sobre a importância de fazer um planejamento, monitorando seus resultados e tendo a oportunidade de adaptar as ações da empresa ao que se adequa melhor. Em seguida, guiado pelo tema “Financiamentos”, esclareceu sobre as diferentes modalidades desse aspecto, fazendo um aprofundamento das possibilidades de atuação e condições gerais para a contratação.
Prosseguindo, Muller tratou do regime Ex-Tarifário, explicando a aplicação da redução, o que são e como funcionam alguns elementos que se relacionam ao programa. Após mais alguns esclarecimentos dentro do tema, o economista evidenciou, também, a “Lei do Bem”, em que trouxe um exemplo prático que descreve o benefício da legislação. Em seguida, retomando a fala, o advogado Anderson Rodrigues finalizou a webconferência, abordando sobre “Créditos Tributários”.
Em última etapa, houve um momento de interação e debate, quando os palestrantes responderam às perguntas feitas, via chat, pelos participantes.