Em tempos de necessidade, iniciativas oferecem entretenimento e boa comida
30/03/20
O ano de 2020 clama por união, mas, dessa vez, sem dar as mãos. Enfrentando uma pandemia, causada pelo vírus covid-19, o mundo se encontra em necessidade de isolamento, resultando na recomendação e na imposição de uma quarentena. Diante disso, a população mundial precisa, e busca, demonstrar força e apoio uns aos outros de dentro de suas casas. Assim, projetos de entretenimento, educação e saúde em casa surgem, auxiliando para que todos mantenham-se firmes em seus lares. Dentre esses programas, no âmbito culinário, uma gastronomia colaborativa vem sendo criada.
Na Itália, a comuna de Pioltello, na Lombardia, desenvolveu a iniciativa #incucinaconvoi, em que todos os cidadãos têm a oportunidade de aprender e ensinar receitas, que são publicadas todos os dias, na página do Facebook da cidade de Pioltello (Città di Pioltello). Dessa forma, institui-se a ideia de parceria e cooperação, em que todos têm a oportunidade de representar força e união na luta contra a disseminação do coronavírus.
Massimo Bottura é um famoso chef italiano, dono do Osteria Francescana, eleito, por duas vezes, o melhor do mundo no ranking 50 Melhores Restaurantes do Mundo. Além disso, o estabelecimento ostenta três estrelas Michelin, a classificação máxima do sistema, que significa que ele é avaliado como uma cozinha excepcional pelo mais famoso guia de hotelaria e gastronomia mundial, o Guia Michelin. Bottura é outro exemplo da gastronomia que tem sido de grande auxílio para campanha.
O chef criou, em seu Instagram (@massimobottura), um programa de entretenimento: o Kitchen Quarantine. Com a ajuda de seus filhos e esposa, ele posta, diariamente, vídeos em que prepara diferentes receitas na cozinha de sua casa e, também, faz um quadro de perguntas e respostas, em que tira dúvidas de seus seguidores sobre os preparos. Um ponto importante é que, nos vídeos, ele fala em inglês, para que, dessa forma, mais pessoas ao redor do mundo consigam compreendê-lo e interajam.