Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Festa popular

A celebração é sucesso no Brasil e na Itália

14/02/20

O Carnaval é, talvez, a festa mais popular do mundo. O início da festividade se deu sob a influência de diferentes tradições culturais, que eram seguidas na Antiguidade. Como as Sacéias, uma celebração que ocorria na Babilônia, em que o prisioneiro, durante alguns dias, assumia a figura do rei, com vestes, refeições e tudo que tinha direito. Depois, ao fim desses dias, o prisioneiro era chicoteado e enforcado.

Considerando suas influências, o Carnaval, cujo nome é derivado do latim carnem levare, que significa “abstenção da carne”, assumiu a ideologia de alteração de papéis e de deixar as hierarquias de lado durante a festa. É uma comemoração, que ocorre, geralmente, nos meses de fevereiro ou março, e atinge bastante sucesso, tanto no Brasil, como na Itália. No entanto, quando comparadas, as maneiras de festejar entre os dois países são bem diferentes.

Na Itália, seguem-se as antigas crenças de inversão de personalidades, máscaras e apresentações, além da distribuição de doces típicos pelas ruas. No Brasil, a festa assumiu uma característica de maior “farra”, com diversos blocos de cantores e músicos, muitas danças e curtição.

As cidades em que o Carnaval faz mais sucesso, no Brasil, são Rio de Janeiro e São Paulo. Época de sair às ruas e pular com muita alegria e boas companhias, é, também, quando ocorrem os desfiles das escolas de samba. Uma competição muito importante, onde os participantes buscam transmitir uma mensagem, seja referente ao Brasil ou ao mundo.

Já na Itália, Veneza e Viareggio são as cidades onde a comemoração assume grande importância, além de Cento, a comuna em que a festa se assemelha à brasileira. O “Carnaval de Máscaras” é como o evento é conhecido em Veneza. Bastante famoso internacionalmente, trata-se de um encontro de milhares de pessoas mascaradas pelas ruas, com bastante alegria.

Em Viareggio, a cidade fica repleta de grupos de foliões fantasiados, além de uma bela atração: os desfiles de carros alegóricos feitos de papel machê. E por fim, a festa “brasileira” da Itália, que, também, é bastante apreciada: o carnaval de Cento. Inspirado no Rio de Janeiro, é uma festa com desfiles de carros alegóricos e grupos de figurinos, seguido de muita festa pelas ruas, com tradições, cultura e celebração.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT