Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Um natal brilhante em Torino

Luzes, cor e neve criam a magia natalina da cidade

20/12/19

Torino, a capital de Piemonte, foi a primeira capital italiana, tendo surgido em 1861. Famosa por ser sede da indústria automobilística da Itália, é conhecida, também, por sua arquitetura e sua refinada gastronomia. Um dos destinos mais visitados do país, durante o ano todo, é ainda mais atraente no Natal, quando, em meio ao frio e a beleza do clima nevado, é decorado com muita luz e cor.

Uma tradição associada à magia natalina é a de construir bonecos de neve, o que, inclusive, os tornaram peças de decoração. O costume, que teve início nos países do hemisfério Norte e se expandiu, é uma das características do clima frio, nevado e fascinante que representa o Natal de Torino. Junto a isso, alguns artistas reconhecidos criam artes em luzes, que ficam por toda a cidade, como as constelações que são reproduzidas e colocadas no alto, imitando a beleza de um céu estrelado, que, no inverno, não é visto nitidamente.

Durante as festividades de dezembro, os mercados de Natal sempre aparecem. Várias pequenas casas de madeira, arrumadas e decoradas, vendendo variados produtos locais, presentes, decorações e doces tradicionais natalinos. Na cidade, dois mercados de Natal são os mais famosos, o principal, feito na Piazza Castello, que é charmosa e alinhada com museus, teatros e cafés; e o do bairro Borgo Dora, no cenário encantador do Cortile del Maglio, que é um espaço aberto e aquecido. Além deles, encontra-se um na Piazza Santa Maria e na Piazza Solferino.

Na Itália, as árvores de natal chegaram após a Segunda Guerra Mundial, por isso a decoração dessa festiva tem como foco principal os presépios, que já eram tradicionalmente montados até então. Em Torino, duas das atrações indispensáveis de serem visitadas em dezembro são: o Presépio Mecânico e o Presepe di Luzzati. O primeiro, criado por Francesco Canonica, um cenógrafo de cinema do século passado, tem mais de 200 estruturas, em que mais de 100 são animadas, além de ser, também, iluminado com luzes de LED. Já o Presepe di Luzzati, é uma natividade deslumbrante por sua característica medieval, feita pelo artista Emanuele Luzzati.

Uma das atividades possíveis na época de inverno, onde geralmente é mais frio e neva, é patinar no gelo. Uma oportunidade de se divertir muito com os amigos, família ou companheiros, que Torino proporciona. Deixando ainda melhor sua experiência, uma boa ideia é sentar em algum belo café nos arredores e apreciar um delicioso chocolate quente para se aquecer. Para quem procura, são diversas as pistas de patinação no gelo da cidade, como a da Piazza Solferino, a Pista de gelo Massari, a pista Parco Dora, entre outras.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT