Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

IV Semana da Cozinha Italiana no Mundo

Evento celebra infinidade de aromas e sabores da gastronomia da Itália

25/11/19

Entre 18 e 24 de novembro, mais de 100 países celebraram a IV Semana da Cozinha Italiana no Mundo. A iniciativa objetiva evidenciar a enogastronomia italiana no mundo, com suas tradições e excelência, como um dos sinais distintivos da marca italiana. Com o tema “Educação Alimentar: Cultura do Sabor”, a quarta edição do evento abordou a alimentação diante de questões importantes e educativas, que vêm sendo cada vez mais discutidas, como a cultura da alimentação saudável e a sustentabilidade ambiental.

Em Minas Gerais, o Consulado da Itália em Belo Horizonte e a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais promoveram o festival em uma ação conjunta, desenvolvida em uma programação especial que destacou e celebrou as tradições e os segredos da cozinha italiana.

Durante os sete dias, aconteceram diversos eventos, como degustações; menus comemorativos em restaurantes genuinamente italianos certificados pelo selo Ospitalità Italiana – certificação internacional que comprova a fidelidade do restaurante às receitas italianas; palestras; aulas de culinária com chefs e especialistas; eventos sociais, entre outras atividades promocionais.

O Festival Restaurantes Ospitalità Italiana reuniu, entre 18 e 24 de novembro, estabelecimentos genuinamente italianos, com menus comemorativos promocionais, elaborados pelos chefes das casas: Barolio, Bottega Coppola, D’Agostim di Paratella, Est! Est!! Est!!!, Nonna Carmela, O Italiano, Osteria Mattiazzi e Via Destra.

No dia 18, o chef toscano Leonardo Fontanelli ministrou a aula-show e degustação “Pães, Antepastos e Pizzas: os Símbolos da Dieta Mediterrânea”, no Automóvel Clube, que teve como destaque antepastos de produção própria, quatro pizzas salgadas, pão produzido com técnica Biga e pizza doce como sobremesa. Em pararelo, na Associação Brasileira de Sommeliers (MG), houve a degustação de vinhos italianos “Descobrindo Il Borro, o Tesouro Escondido da Toscana: Viagem Enogastronômica e Degustação de seus Vinhos Premiados”, voltada para imprensa e gastrônomos.

A Cerimônia de Certificação do Ospitalità Italiana marcou a programação do dia 19, quando os estabelecimentos receberam as certificações e recertificações do selo de excelência que atesta a fidelidade dos restaurantes às receitas e tradições da autêntica gastronomia italiana, bem como valoriza seus produtos agroalimentares. Ainda no mesmo dia, o publicitário e professor de Food Design Communications no Instituto Europeu de Design (IED), Alexandre Carvalho, apresentou a palestra “Blue Zone Italia – Gastronomia, Longevidade e Estilo de Vida”, na Casa Fiat de Cultura.

Na noite de quarta-feira, 20 de novembro, no Automóvel Clube, aconteceu a aula-show e degustação “Perfumes e Segredos do Mar Mediterrâneo: um Mergulho Gastronômico”, conduzida pelo chef italiano Carlo Caredda, com vinhos italianos Foss Marai e La Costellina, da importadora Temps Du Vin.

No quinto dia da semana, 21 de novembro, a degustação de vinhos italianos “Descobrindo Il Borro, o Tesouro Escondido da Toscana: Viagem Enogastronômica e Degustação de seus Vinhos Premiados” voltou à programação, dessa vez, aberta ao público, no Automóvel Clube.

O dia 22 foi marcado pela degustação “Proseccos das Colinas de Conegliano e Valdobbiadene DOCG”, na ABS Minas, quando foram apreciados seis rótulos originários do local. As colinas foram declaradas, em julho deste ano, como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), devido à sua importância, grande valor cultura e características naturais.

O encerramento da IV Semana da Cozinha Italiana no Mundo foi na noite do dia 23, no Hotel Fasano, com o “Aperitivo Italiano”, um coquetel que recebeu membros da comunidade italiana de Minas Gerais, empresários, autoridades e imprensa.

Em breve discurso, o cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese, ratificou a importância da gastronomia na preservação da identidade cultural italiana em Minas Gerais. Em seguida, Valentino Rizzioli, presidente da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, lembrou que a comida italiana vai muito além dos alimentos, sendo um fundamental elemento de cultura de união e comunhão do povo italiano.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT