Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Uma viagem pela gastronomia de Bologna

A comuna apelidada de La grassa e suas razões de ser conhecida assim

12/11/19

Maior cidade e capital da Emilia-Romagna, Bologna conquista turistas a partir de sua culinária irresistível, com diversos pratos, doces e alimentos típicos bastante saborosos, tais como o tagliatelle al ragu, a lasagne verde alla bolognese, a torta di riso e, ainda, o friggione e a spuma di mortadella. Com um menu de excelência, a comuna faz jus ao apelido La grassa (a gorda), pelo qual é conhecida, decorrente de sua gastronomia farta e saborosa.

Famoso em todo o mundo, o espaguete à bolonhesa, que recebe o nome da cidade de sua origem, na verdade, não é feito com espaguete. Tagliatelle al ragù, como é nomeado em Bologna, é preparado com a massa tagliatelle, que é fresca e com largura de 8mm. Seguindo a receita tradicional, a refeição leva molho ragù, feito com carne bovina, suínas ou ambas, além de cenoura, cebola, molho de tomates frescos, manteiga, azeite e vinho branco. É, de fato, o prato mais importante a ser experimentado ao visitar o lugar.

Servida como um prato principal, é originária da comuna a lasagne verde alla bolognese, que se difere da versão brasileira da lasanha à bolonhesa. Uma massa fresca e tradicionalmente feita com espinafre em sua composição, sendo, portanto, verde, a receita intercala folhas de massa com os molhos ragù (bolonhesa) e branco (bechamel), além de queijo parmigiano reggiano, o famoso parmesão. A receita original, que encanta muitos paladares, não leva os ingredientes presunto e muçarela, como, normalmente, são adicionados ao prato preparado fora da Itália.

Considerada uma receita verdadeiramente histórica, sendo, inclusive, mantida na Câmara de Comércio de Bologna como um privilégio reservado às mais conhecidas preparação das receitas típicas, tem-se o molho friggione. Habitualmente servido como antepasto, o molho, que é pilar da culinária local, tem uma produção simples, porém precisa. É feito à base de cebolas, que passam por uma seleção para serem utilizadas e, logo após, são trituradas com sal e açúcar, fritas e cozidas por muito tempo com tomates frescos. Com um sabor agradavelmente picante, é ótimo para ser comido com pães.

A comuna, responsável por produzir alimentos que recebem certificações de origem e procedência, é famosa por sua mortadella bolognesa, que recebe o selo IGP (Indicação Geográfica Protegida). Como capital famosa pelos preparos marcantes da gastronomia italiana, Bologna criou a spuma di mortadella, que se trata de um patê de mortadela triturada misturada com ricota fresca, parmigiano reggiano e creme de leite. Querido pelos nativos e turistas, o acompanhamento é servido com fatias de pães como entrada.

Ao fim de uma refeição completa, não se pode faltar a sobremesa, então, para os amantes de doces, Bologna apresenta a torta di riso, um bolinho de arroz, de sabor semelhante a um pudim, preparado com arroz, amêndoas, leite, ovos, baunilha e açúcar caramelizado. Essa receita é só mais uma das queridas pelos visitantes, que tornam a comuna um excelente ponto turístico em função da gastronomia.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT