Receitas italianas da iguaria conquistam os paladares mais exigentes
28/10/19
De origem inglesa, o sanduíche chegou à Itália e, aos poucos, ganhou espaço no exigente paladar dos italianos. Práticos e saborosos, os sanduíches se tornaram uma opção para um encontro à tarde, um café da manhã ou até um lanche ao anoitecer. Assim como em cada lugar do mundo se encontram variadas receitas da iguaria, na Itália, existem algumas que são populares por todo o território.
Com uma vasta tradição culinária, a Itália é responsável por cativar admiradores de sua gastronomia em todo o mundo, com seu cardápio de grande originalidade. Nesse extenso menu, encontram-se seus sanduíches tradicionais, que, embora nem sempre conhecidos por parte do grande público, são bastante apreciados.
Originária da Emilia Romagna e com variadas receitas, a piadina romagnola conquista apreciadores por conta de seu sabor singular. Feito com a piadina, massa fina e crocante, o sanduíche pode ser preparado com diferentes recheios.
Ao visitar Florença, encontra-se um típico lanche de rua, o lampredotto. Um sanduíche que recebe o nome da carne que o recheia e é envolto no pão toscano semelle. Lampredotto é uma das partes do estômago do boi que, para a preparação do prato, é cozida por horas em água com tomate, cebola, salsinha e salsão e, ao ser servido, é temperado com sal, pimenta, molho verde e azeite picante.
Com uma produção iniciada em Milão, ganhando formas e fama, o panino também é um sanduíche típico e desejado. Preparado, em sua receita original, com a ciabatta, tem um jeito particular de ser preparado, sendo achatado e grelhado. Foi difundido da Itália para o mundo, com múltiplas opções de recheios, como carnes, queijos e presunto.
Encontrado em toda a Itália, em bares, lanchonetes ou feitos em casa, o tramezzino também não deixa a desejar. Típico, prático e gostoso, preparado com pão branco e sem casca, nos formatos triangulares ou quadrangulares, o tramezzino pode ser preenchido com variados recheios.