Valentino Rizzioli, presidente da Câmara Italiana MG, representa a América do Sul em discussões sobre sustentabilidade e competitividade
A 33ª Convention Mondiale delle Camere di Commercio Italiane all’Estero, organizada pela Câmara de Comércio de Brescia e Assocamerestero foi um grande sucesso, reunindo mais de 200 delegados de 63 países. O evento, que ocorreu em Brescia, teve como foco o futuro do comércio internacional, sustentabilidade, inovação e competitividade do Made in Italy no mundo.
Representada por Valentino Rizzioli, Presidente, e Ana Correa, Secretária-Geral, a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais teve uma participação marcante na Convention, aproveitando a oportunidade para fortalecer laços e ampliar oportunidades de negócios.
Durante o evento, a Câmara Italiana MG se destacou em um painel de discussão dedicado à “Sustentabilidade como Ferramenta de Competitividade: comparação entre sistemas nacionais”. Nesse debate de grande importância, líderes e especialistas se reuniram para analisar as experiências de Europa, Ásia-Oceania, América Latina e Nafta. Foram abordados os efeitos da crise climática e a necessidade de investimentos na economia verde.
Valentino Rizzioli, presidente da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, representou a América do Sul nessa discussão, destacando os desafios e oportunidades da região. Mario Pozza, presidente da Assocamerestero, reforçou a importância da sustentabilidade: “As empresas eco-investidoras são sem dúvida mais dinâmicas nos mercados internacionais do que aquelas que não investem no verde. Mas saber disso não é suficiente se não considerarmos isso na diferente realidade dos países-alvo das nossas empresas”.
Além das atividades na Convention, a viagem à Itália foi aproveitada para realizar encontros B2B estratégicos com empresas italianas. Essas reuniões proporcionaram oportunidades para explorar novas parcerias comerciais e fomentar a cooperação bilateral. Durante a estadia, a Câmara Italiana MG também realizou reuniões estratégicas com a Embaixada brasileira em Roma e o Consulado em Milão, focando na organização das próximas missões empresariais.