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Entrevista: Marcos Brandão – Diretor-presidente da BH Airport

28/09/2019

O engenheiro Marcos Brandão assumiu o cargo de diretor-presidente da concessionária BH Airport no mês passado com o desafio de continuar a consolidação do Aeroporto Internacional de BH como um dos mais bem avaliados do Brasil pelos próprios passageiros, ampliar a sua conectividade e integrar as diversas regiões de Minas e do País a Belo Horizonte. Com ampla experiência profissional em empresas dos setores de infraestrutura, serviços e indústria, Brandão fez parte da diretoria da BH Airport no início da implantação da concessionária, entre 2014 e 2016. Para ele, o desenvolvimento do Aeroporto e da região de seu entorno, durante o período de 30 anos de concessão, será fundamental para contribuir com um novo ciclo de crescimento econômico de Minas Gerais.

1 – No início de sua gestão, quais suas expectativas e desafios à frente da BH Airport?

Na verdade, esta é a minha segunda passagem pela BH Airport. Fiz parte do corpo de diretores no início do projeto de implantação da concessionária, em 2014, e permaneci até 2016, quando assumi a presidência da Total Airport Services (TAS), nos Estados Unidos, empresa de prestação de serviços aeroportuários que faz parte do Grupo CCR.

O principal objetivo da BH Airport, desde que a concessionária assumiu as operações, em 2014, foi promover uma evolução significativa na qualidade da prestação de serviços do Aeroporto Internacional de BH para os passageiros e usuários e transformá-lo em um equipamento de classe mundial, à altura da importância de Minas Gerais no País. Mas continuamos tendo entre os nossos principais desafios promover a conectividade do Aeroporto, ou seja, a capacidade para integrar as diversas regiões do Estado e do Brasil a Belo Horizonte, para atrairmos novos voos tanto domésticos quanto internacionais.

Este movimento irá promover uma reação em cadeia positiva tanto nos municípios do entorno do Aeroporto, com a atração de novos investimentos e a geração de empregos qualificados, e se refletir em um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social para toda a Minas Gerais.

2 – Muito se fala sobre o projeto Aerotrópole. O que podemos esperar desse empreendimento?

Em todo o mundo, os aeroportos de grande porte têm sido fundamentais para fomentar o desenvolvimento das regiões em que estão localizados. E esta é a premissa central do conceito de aerotrópole. Nós acreditamos que a consolidação do Aeroporto Internacional de BH, que hoje está entre os três mais bem avaliados do País na opinião dos próprios passageiros, segue este caminho. O nosso objetivo é divulgar o potencial do Aeroporto e atrair para o seu entorno uma série de empreendimentos nos setores de indústria (que dependem da aviação para o transporte de mercadorias), logística, instituições de ensino e, consequentemente, de comércio e serviços.

3 – Quais as vantagens que a BH Airport Cargo oferece às empresas mineiras importadoras e/ou exportadoras?

A BH Airport investiu em uma nova configuração do Terminal de Cargas do Aeroporto. Entre os principais investimentos estão a expansão em 100% na área de exportação e 40% na área de importação; a instalação de duas novas câmaras refrigeradas além das duas já existentes, nova área para cargas domésticas, que permite sinergia entre as operações internacionais e nacionais, além de um prédio anexo exclusivo para sediar todos os órgãos anuentes.

Todo o projeto foi desenvolvido para aproveitar o potencial do Aeroporto e transformá-lo em importante centro de distribuição de voos (hub) de cargas aéreas, principalmente de produtos de alto valor agregado dos setores eletrônico, farmacêutico, aeroespacial, peças automotivas, entre outros.

Este projeto começa a ser muito bem-sucedido porque aproveita uma das principais vantagens competitivas do Aeroporto, a sua localização estratégica no país, no centro do eixo Rio-São Paulo, além de permitir o fortalecimento da conectividade entre municípios do interior de Minas e de Belo Horizonte aos diversos destinos no Brasil e no exterior. Recentemente, o Aeroporto recebeu uma grande carga de vacinas contra a meningite “C”, transportada por um avião cargueiro da Emirates. Nós acreditamos que este tipo de operação pode se tornar cada vez mais frequente no Aeroporto Internacional de BH.

4 – De que maneira o Aeroporto Internacional de BH pode agregar valor ao supply chain das empresas?

Justamente promovendo esta vantagem competitiva, de proximidade do Aeroporto aos principais centros consumidores, que favorece o escoamento da produção de diversos setores da economia de maneira mais ágil, segura e, porque não dizer, econômica. Minas Gerais tem uma base industrial forte, liderança em diversos setores produtivos e capacidade para a inovação. No mundo atual, as distâncias já deixaram de ser medidas em quilômetros para ser medidas em minutos. Por isso, quanto mais ágil for a logística, melhor para os fabricantes e para o consumidores finais.

5 – Os voos diretos de BH para a Itália são um desejo antigo da comunidade italiana em Minas Gerais. Como o aeroporto trabalha para viabilizar esta e outras rotas e desenvolver novos destinos?

A BH Airport está sempre negociando a oferta de novos destinos e novas rotas pelo Aeroporto. Por isso é tão importante consolidar a conectividade a partir de Belo Horizonte, ou seja, ampliar o número de ligações entre a capital mineira e outros destinos tanto do interior do Estado quanto de outras regiões do Brasil. É isto o que favorece a atração de companhias aéreas internacionais. Atualmente do total de passageiros que ocupam um voo internacional, cerca de 70% são oriundos de conexões de outras localidades do País e apenas 30% de Belo Horizonte ou região metropolitana.  Já temos rotas internacionais que se viabilizaram justamente por esta vantagem. Só par citar dois exemplos, a rota Belo Horizonte-Buenos Aires dobrou sua frequência semanal para 14 voos, em menos de um ano e a Belo Horizonte-Lisboa, já oferecida pelo Aeroporto há dez anos e é uma das mais bem sucedidas hoje no Estado.

6 – Em relação ao passado, é marcante a evolução do aeroporto nos últimos anos. Sobre o futuro, o que podemos esperar do Aeroporto Internacional de BH?

Sem dúvida. Em apenas três anos o nível de satisfação dos passageiros em relação ao Aeroporto cresceu quase 40% e hoje podemos dizer que temos uma infraestrutura moderna, capaz de movimentar 22 milhões de passageiros por ano. Já fomos reconhecidos como o Aeroporto que mais evoluiu na qualidade da prestação de serviços no ano passado, o mais pontual do Brasil e o primeiro a investir no monitoramento da emissão de gases de efeito estufa no Brasil, além de outros projetos inovadores nas áreas operacional e comercial. O nosso desafio é manter este ritmo de evolução, agregar novas melhorias para os passageiros e cumprir fielmente com o nosso compromisso de contribuir para um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social de Minas, por meio da atração de investimentos e a geração de emprego e renda.

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