31/08/2018
Em 1985, aos vinte e um anos de idade, o jovem italiano Davide Gerbaudo encarou o desafio de administrar, como sócio-proprietário, a GF, empresa familiar especializada em projetos e sistemas para tratamento do ar, sediada na comuna de Caramagna Piemonte, na província de Cuneo, no Piemonte. Como formação na área ambiental, Gerbaudo sempre teve em mente a missão de oferecer produtos com máxima excelência de qualidade, que, segundo ele, é um diferencial da empresa. Ao Italia Affari deste mês, o CEO da GF do Brasil falou sobre a expansão da empresa no país, onde atua há cinco anos, e da importância dos investimentos em gestão ambiental.
1 – Por meio de suas soluções, como a GF pode contribuir para melhorar a gestão ambiental das empresas?
Sendo o trabalho da GF a filtragem em diversos ramos de desenvolvimento ambiental, entendemos que muitas ações da indústria mundial necessitam mudar de postura frente aos funcionários, oferecendo melhores condições de trabalho. Claro que o investimento inicial pode ser relevante, mas sempre retorna para a empresa em forma maior, sendo: melhor produtividade dos colaboradores, melhores condições do ambiente de trabalho, respeito para que condições inadequadas de trabalho não sejam continuadas, tratando sempre com respeito as relações com os colaboradores e com o meio ambiente. Os anos de experiência na Itália com filtragem das soldagens, filtragem das pinturas e filtragem das fumaças de descarga de veículos fizeram a GF ter excelência em atender soluções particulares de cada ramo industrial.
2 – Em relação ao investimento da GF no Brasil, quais os principais fatores influenciaram nessa decisão?
O investimento foi realizado por acreditarmos sempre na economia brasileira e seu crescimento positivo em relação a investimentos importantes no desenvolvimento ambiental. A GF tem feito relacionamentos em vários estados do Brasil, por meio de eventos empresariais, publicidade, catálogos e visitas técnicas para apresentar a capacidade de excelência dos produtos, onde já colhemos retornos positivos. Afirmamos sempre que estamos aptos para atender clientes com o melhor da tecnologia italiana existente e montagem com a presença de técnicos italianos no Brasil, equipe brasileira já capacitada, além de empresas parceiras que a GF, ao longo da sua atuação no Brasil, foi construindo relacionamento.
3 – Quais os principais desafios e conquistas alcançadas pela empresa no Brasil?
O primeiro desafio foi a presença da companhia com técnicos italianos. Foi um momento de descoberta sobre as particularidades de abrir uma empresa no Brasil. Além de que a GF foi a primeira a chegar a Pernambuco para fazer a instalação do sistema de aspiração da fábrica da Fiat. Naquele momento, foram dias de superação para descobrir as normativas e leis que não sabíamos antes, uma vez que os técnicos da Fiat também estavam fazendo as suas primeiras experiências. Foi um desafio seguido por um objetivo alcançado com êxito, devido à experiência da GF em 40 anos de atuação na Itália, para enfrentamento de desafios e conclusões prezando sempre pela qualidade. Prova disso, é a continuidade da empresa no Brasil com resultados positivos dos trabalhos realizados.
4 – Olhando para o futuro, quais são as expectativas da GF para o mercado brasileiro nos próximos anos?
Para o próximo ano, a GF está organizando a abertura de uma filial em Minas Gerais para servir melhor aos potenciais clientes que se encontram nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, e está em andamento para que ocorra com uma empresa parceira de Belo Horizonte. Sendo sempre amparada por técnicos italianos e o escritório administrativo, para atender melhor e com qualidade e eficiência seus clientes, como sempre foi o foco da GF.