Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Sabores pelo caminho

Jovens italianos e turistas redescobrem tradicionais receitas populares italianas

 

16/08/2018

Quando as pessoas decidem ir a Itália para fazer um roteiro turístico, provavelmente, a primeira coisa que pensam é em saborear os famosos pratos nacionais em um ambiente típico, sentar em volta de uma mesa e tomar uma taça de um autêntico vinho italiano. Talvez, essa não seja, necessariamente, a única opção encontrada para quem visita o Bel Paese.

Como um dos principais pilares da identidade cultural italiana, a gastronomia do país, apesar de suas receitas e tradições seculares, está em constante evolução e mudanças. Fato é que a comida de rua está se tornando um hábito cada vez mais frequente entre italianos, especialmente os jovens, seja pela economia em comer fora ou devido à falta de tempo na intensa rotina. Nesse contexto, os turistas também podem experimentar várias delícias durante o trajeto de um ponto turístico ao outro, saboreando uma comida de qualidade, mas sem perder o especial toque italiano.

Esses são alguns exemplos, entre muitas outras opções, encontrados nas ruas italianas:

Pesce Fritto al Cono: é uma espécie de peixe à milanesa, uma comida tradicional e fácil de ser encontrada, principalmente nas cidades portuárias. Em muitas delas, é possível acompanhar todo o processo, desde a pesca até a fritura dos frutos do mar. A comida é muito fresca, já que a pesca provém das embarcações que chegam aos portos pela manhã.

Zeppole: doce bastante conhecido nas padarias da Itália. Conta-se que foi originado em Napoli, mas hoje é facilmente encontrado em qualquer cidade. A receita se resume em uma massa frita e com diversas coberturas, como geleia, creme, chocolate e a original coberta de açúcar.

Arancine: é uma das comidas de rua mais famosas do país. São bolinhos de arroz fritos, crocantes por fora e cremosos por dentro, com recheio de queijo, ervilha, frango ou carne picada.

Panino con porchetta: certamente é a comida de rua mais conhecida e difundida em toda a região central da Itália. A receita se resume basicamente em: carne de porco temperada com sal e ervas assada na churrasqueira. Depois, a carne é cortada e pode ser servida de diversas maneiras, inclusive acompanhada de um bom panino.

Piadina: esse prato é dedicado aos vegetarianos. É parecido com o wrap (alimento feito com pão achatado e enrolado com recheio), um pão crocante feito de farinha, sal e água, com diferentes recheios. Um dos mais tradicionais e saudáveis é com mozzarella fresca e chicória.

 

Oliive all’ascolana: por fora, uma massa crocante à milanesa. Por dentro, a azeitona ascolana recheada com carne moída temperada e, as vezes, acompanhada de queijo parmesão.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT