Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Siracusa

Pedacinho da Grécia na Itália

 

08/08/2018

Considerada uma verdadeira pólis grega em meio a Itália, a comuna de Siracusa está localizada na região da Sicília, possui cerca de 121 mil habitantes e estende-se por uma área de 204 quilômetros quadrados e foi fundada pelos coríntios em 734 a.c. Siracusa tem uma península muito famosa chamada Ortígia, repleta de monumentos históricos e belas paisagens.

O Parque Arqueológico é um espaço onde se encontram monumentos que ajudam a entender melhor sobre a história da cidade. Entre esses objetos de apreciação, o Teatro Grego é de fácil admiração, pois, tem 140 metros de diâmetro, suas arquibancadas foram esculpidas na própria rocha, sem contar a sensação de entrar em um lugar que era utilizado como um cenário de lutas entre gladiadores e sede dos Jogos Olímpicos na época da Roma antiga. Realmente é de brilhar os olhos.

Outra curiosidade do parque é a Orelha de Dionísio, uma caverna cuja entrada é semelhante a uma orelha, esse fato a torna em uma das principais atrações da região. O nome Orelha de Dionísio foi dado pelo pintor Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio, e se dá pelo fato da fachada da caverna se parecer com o formato de uma orelha humana. Do lado de dentro da gruta, os efeitos acústicos conseguem ecoar até 16 vezes as vozes das pessoas. Conta a lenda que Dionísio, antigo tirano de Siracusa, usava a caverna como uma prisão para os presos políticos, e por meio da perfeita acústica da caverna ele conseguia escutar, do lado de fora, os planos e segredos de seus cativos.

Agora partindo para um roteiro menos exótico, porém, muito interessante, o Museu Arqueológico de Siracusa abriga diversos itens encontrados durante algumas escavações arqueológicas, não somente em Siracusa, mas, por toda a região da Sicília. Ao todo, são quatros setores para visitar, o primeiro é dedicado à geologia e pré-história, o segundo são para as colônias de Siracusa e da Sicília. Já no terceiro setor é exclusivo para as subcolônias fundadas por Siracusa, Agrigento e Gela. O quarto e último setor é totalmente dedicado à Siracusa, expondo o que foi encontrado de seus antigos meios políticos e culturais.

Como de costume, ao se falar de cultura grega, a mitologia não poderia ficar de fora. A Fonte de Aretusa é um dos ícones da cidade e possui uma forte história mitológica. Segundo a lenda contada por gerações, o deus dos rios, Alfeu, se apaixonou pela ninfa Aretusa e tentou cortejá-la. Com intuito de fugir dele, Aretusa foi até a Sicília onde foi transformada em uma fonte pela deusa Diana, no entanto, inconformado por ter sido rejeitado, Alfeu se transformou em um rio para poder sempre se encontrar com sua amada.

Hoje, é possível ver a fonte de Aretusa, onde crescem plantas de papiro ao seu redor, mas é na fonte de Diana que está representado todo o sofrimento de Aretusa para fugir de Alfeu. Apesar de toda a lenda, o povo de Siracusa considera a fonte um local romântico e imortal, onde acontecem os primeiros amores adolescentes.

Certamente, Siracusa é um belo lugar para se visitar, onde é possível conhecer as diversas curiosidades que envolvem a cultura grega, além de poder vivenciar a paisagem e o dia a dia italiano, que motivam e encantam tantos turistas ao longo dos anos.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT