Câmara realiza evento sobre indústria 4.0
16/07/18
“Essa é uma oportunidade para as empresas mineiras. Os avanços não podem mais esperar porque a velocidade das plataformas mundiais é tão rápida que o Brasil ficou muito atrasado. Quem ficar de fora neste momento não terá como se recuperar”. A declaração do presidente da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, Valentino Rizzioli, marcou a abertura do projeto Venda Mais – Indústria 4.0, na manhã do dia 12 de julho, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte (MG).
Promovido pela Câmara Italiana, em parceria com Gerência de Capitalização e Acesso a Mercados da Fiemg, e o apoio da GSA Advice, o evento teve como foco a Engineering, multinacional italiana fornecedora de serviços de Tecnologia da Informação (TI), que busca a ampliação de seus negócios no Brasil. Na oportunidade, a empresa, que está entre as maiores de TI na Europa, apresentou suas soluções desenvolvidas para auxiliar seus clientes no processo de transformação digital.
Em saudação inicial, o CEO da Engineering do Brasil, Filippo di Cesare, deu destaque às profundas transformações que a Indústria 4.0 provocará nos negócios. “A Inteligência Artificial (IA) é um dos pontos tecnológicos mais efervescentes com que trabalhamos, o volume de soluções de negócios empresariais baseadas em plataformas de IA está crescendo drasticamente e será uma das tecnologias mais disruptivas dos próximos anos”, destacou di Cesare.
Quem também falou sobre as transformações provocadas pela Indústria 4.0 foi o gerente de Educação para Indústria do Senai, Ricardo Aloysio e Silva, que detalhou a atuação da Fiemg na pesquisa e produção de conhecimentos para a indústria mineira e dos principais desafios para se implantar ações que favoreçam a transformação digital.
Em apresentações, conduzidas pelo time de analistas e cientistas de dados da Engineering, a empresa italiana realizou, de maneira prática, demonstrações de ferramentas projetadas para clientes reais, que envolvem desde chatbots para atendimento de clientes a óculos de realidade aumentada que auxiliam na manutenção de linhas de produção.
A Engineering vem investindo, também, no desenvolvimento de APIS (interface de programação de aplicativos) para ajudar as empresas a fazer disso as bases de sua estratégia digital, permitindo novos produtos, modelos de negócios, canais de negócios, ecossistemas, entre outros.
Ainda durante o evento, o público pode acompanhar diversas inovações relativas a tecnologias habilitadoras, como segurança da informação, realidade aumentada, Big Data, robôs autônomos, simulações, manufatura aditiva, sistemas integrados, computação de nuvem, e Internet das Coisas. Ao final das apresentações, os especialistas da Engineering responderam a algumas perguntas elaboradas pela plateia.