Comemorado o Dia Nacional do Imigrante Italiano
21/02/2018
Por volta de 1874 chegavam 380 famílias de imigrantes italianos ao Brasil, que em sua maioria deixaram a Itália para fugir da crise pela qual muitos países europeus passavam. A população rural tinha dificuldade para conseguir emprego e, no atual momento brasileiro havia uma alta demanda de mão-de-obra nas plantações de café. Desse modo, sendo esse um dos principais motivos da vinda de tantos imigrantes italianos para o Brasil que chegaram entre os anos de 1860 e 1870.
O governo brasileiro criou as primeiras colônias italianas fundadas em áreas rurais como a Serra Gaúcha, Garibaldi e Bento Gonçalves no ano de 1875. Esse foi um dos fatores que contribuíram para que, na atualidade, aproximadamente, 15% da população brasileira tivesse ascendência italiana.
Contudo, a presença desse grupo influenciou fortemente na cultura brasileira. Ao chegarem, os imigrantes trouxeram sua forma peculiar de cozinhar e introduziram seus deliciosos pratos no dia a dia dos brasileiros, por exemplo: Pizza, Macarrão, Polenta, lasanha, ervas como manjericão entre outros pratos que foram adaptados pelos brasileiros, mas não deixaram sua origem italiana de lado.