Itália celebrará sua enogastronomia pelo mundo
08/01/18
O Governo da Itália divulgou, no início deste mês, que 2018 será o “ano da comida italiana”. Por meio dos ministérios de Políticas Agrícolas e dos Bens Culturais e Turismo, diversas iniciativas e eventos acontecerão, já a partir de janeiro, em celebração à cultura e à tradição enogastronômica do país. A iniciativa focará a valorização do reconhecimento concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a alguns dos símbolos italianos: Parma foi eleita “cidade criativa da gastronomia”, a “arte da pizza napolitana foi declarada patrimônio imaterial da humanidade, a Dieta do Mediterrâneo, entre outros.
Simultaneamente, iniciativas estão sendo desenvolvidas para aumentar a conscientização e promover, mesmo em termos de turismo, as paisagens rurais históricas, para o envolvimento e a promoção das cadeias de abastecimento, tendo como principal objetivo, combater o desperdício de alimentos.
A Agência Nacional de Turismo (Enit), terá como desafio, juntamente com a rede de embaixadas italianas no mundo, executar estratégias de promoção do turismo, dando destaque ao patrimônio da gastronomia e do vinho como parte da identidade cultural italiana.