Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Importação em diálogo

Boas práticas em gestão de comércio exterior foi tema de seminário da Câmara

20/11/17

A estreita relação comercial e industrial entre Minas Gerais e a Itália vem rendendo, ao longo dos anos, uma colaboração bilateral extremamente bem-sucedida. Por conta desta proximidade, o Grupo de Trabalho de Transporte & Logística da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais promoveu, no dia 17 de novembro, o seminário “Diálogos de Negócio: como importar bem da Itália?”.

Reunido no auditório da Fiemg, em Belo Horizonte (MG), o público, composto por associados à Câmara, empresas italianas presentes em Minas Gerais e que importam/exportam para a Itália, assistiu às apresentações de importantes personalidades e especialistas no assunto, que abordaram questões sobre cultura, comércio exterior bilateral, eventos internacionais e oportunidades de negócios no mercado italiano.

Abrindo o seminário, o vice-presidente executivo da Câmara, Raffaele Peano, compartilhou seu know-how sobre o assunto, apresentando dados técnicos da relação comercial entre os mercados brasileiro e italiano. Em seguida, Paolo Casadonte, CEO da Ventana Serra do Brasil, destacou para o público a importância da gestão inteligente da logística internacional e como sua deficiência de planejamento impacta, negativamente, no processo de importação. “O planejamento é, sem dúvida alguma, uma questão fundamental para quem deseja importar qualquer tipo de produto”, enfatizou Casadonte, que possui mais de 20 anos de experiência em comércio exterior.

O gerente de filial da Ventana Serra do Brasil, Anderson Godinho, proferiu a terceira palestra do seminário, quando abordou detalhes que envolvem a gestão de importação, além dos principais agravantes que provocam entraves durante o processo. Em outro momento, o auditor fiscal da Receita Estadual de Minas Gerais, Ruben Gueiros, ministrou uma palestra focada na política tributária mineira, com destaque para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Gueiros também orientou sobre os benefícios fiscais disponíveis para importadores/exportadores, que, em caos específicos, oferecem condições livres de tributação.

Tratando das operações nos portos secos de Minas e portos do Rio de Janeiro, o especialista Frederico Pace, sócio da Atlas Comércio Exterior, falou da necessidade de se avaliar as alternativas logísticas mais adequadas para cada produto e destino, o que exige um constante monitoramento das melhores alternativas para utilização dos portos. Por fim, a advogada do escritório HLL Advogados, Carolina Rebelo, fez uma análise dos acordos e tratados internacionais de comércio existentes entre o Brasil e outros países, bem como tributos e a primordialidade em estabelecer um diálogo efetivo entre as empresas e os órgãos estatais de fiscalização.

Entre as personalidades presentes no “Diálogos de Negócio: como importar bem da Itália?”, estava o secretário municipal de desenvolvimento econômico de Betim, Rômulo Veneroso, que aprovou a iniciativa da Câmara. “Gostaria de parabenizar pela realização do evento e nos colocamos à disposição para contribuir com o desenvolvimento das empresas que importam e exportam”, afirmou o secretário.

A edição do Diálogos de Negócio contou com o patrocínio da Ventana Serra do Brasil e com o apoio da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), do Consulado da Itália em Belo Horizonte, do jornal Diário do Comércio, da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico de Betim, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Minas Gerais (Sebrae-MG) e da União Brasileira para a Qualidade (UBQ).

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT