09/12/16
Apoiadora da inciativa, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de Minas Gerais participou do evento de apresentação dos “Resultados Finais ou Parciais das Tecnologias para Aumento de Capacidade e Monitoramento de Ativos na Distribuição e Transmissão”, promovido pela Cemig, no dia 7 de dezembro, no Edifício Sede da empresa, em Belo Horizonte (MG).
Na ocasião, a Câmara foi representada pelo secretário-geral, Leonardo Freitas, que acompanhou a apresentação da segunda etapa do projeto “Monitoramento ambiental utilizando imagens reais das áreas cobertas por linhas de transmissão e reconhecimento de padrões”, vencedor, na categoria “Intangível”, do Prêmio Mineiro de Inovação (PMI) 2014.
Em seu segundo momento, a nova etapa tem por objetivo aperfeiçoar os processos contidos na primeira, aplicando a pesquisa no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, situado na região metropolitana de Belo Horizonte, de modo a obter parâmetros que possibilitem a expansão para outros espaços geográficos. A premiação, conquistada no PMI 2014, foi revertida em patrocínios para a segunda etapa do projeto.
A tecnologia foi aprimorada para detectar focos de fumaça e de fogo em áreas previamente monitoradas, por meio de técnicas de processamento em tempo real de imagens digitais disponibilizadas via web. Os internautas poderão auxiliar na identificação precisa dos focos de fumaça, assim como na determinação da evolução dos focos de fogo e será possível, por exemplo, acionar alarmes para as autoridades responsáveis, via web. O objetivo é reduzir os registros de incêndio nos grandes centros urbanos e, ainda, inserir a participação da sociedade por meio da internet nesse importante tema de sustentabilidade, bem como diminuir interrupções no fornecimento de energia elétrica e prevenir a destruição da flora e fauna brasileira.
Realizado em 2014, o PMI, uma iniciativa da Câmara Ítalo-Brasileira, com apoio institucional do Governo do Estado de Minas Gerais e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), premiou ideias que contribuem efetivamente para o avanço do conhecimento no Estado, gerando projetos e soluções transformadoras, com positivo impacto socioambiental e econômico.