Maior missão empresarial italiana no ano tem participação da Câmara, em SP
28/11/16
Nos dias 24 e 25 de novembro, a Missão Empresarial Brasil-Itália reuniu, em São Paulo, mais de 400 executivos brasileiros e italianos para discutir oportunidades de negócios bilaterais durante a maior missão empresarial realizada pela Itália no mundo em 2016. Atenta a esta importante agenda, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de Minas Gerais compareceu ao evento, representada pelo presidente Valentino Rizzioli, pelo vice- presidente executivo, Raffaele Peano, e pelo secretário-geral, Leonardo Freitas.
O encontro foi presidido pelo vice-ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália, Ivan Scalfarotto, que demonstrou otimismo em relação às recentes medidas adotadas pelo Governo Brasileiro. “O Brasil, apesar da crise, representa um oportunidade de investimento importante, pelo seu capital humano, pelo ajuste fiscal que foi votado pelo Parlamento, e nós já passamos por todas essas reformas”, disse o vice-ministro Scalfarotto, em entrevista a Agência Brasil.
Em São José dos Campos (SP), no dia 24, foi dedicado um painel do setor aeroespacial no Parque Tecnológico da cidade. Neste mesmo dia, em São Paulo (SP), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), representada pelo superintendente de Assuntos Estratégicos e Internacionais do Escritório de Prioridades Estratégicas, Marcos Mandacaru, teve a oportunidade de apresentar o potencial de investimentos e o perfil industrial do Estado.
Na noite do mesmo dia, na capital paulista, Valentino Rizzioli, como presidente do Gruppo Esponenti Italiani (GEI Brasile), anfitrionou um jantar para cerca de 330 convidados, recepcionados no Palazzo Italia.
Trazendo à discussão as perspectivas do setor do agronegócio, o presidente Rizzioli foi o moderador de um painel dedicado ao segmento, na manhã do dia 25, em São Paulo (SP). A “Mesa Setorial” reuniu importantes players do mercado nacional e italiano, além de governos, para debater o futuro do agronegócio, suas cadeias produtivas, estrutura de mercado e competitividade. O compromisso marcou este dia da Missão, que, paralelamente, contou com painéis focados nos segmentos de energias renováveis, automobilístico, infraestrutura, transporte e Tecnologia da Informação e Comunicação (ICT).
Para Leonardo Freitas, a Missão é uma porta de entrada para a atração de investimentos e abre caminho para novos negócios. “Foi uma excelente oportunidade para as empresas conhecerem o mercado brasileiro e os vários estados com suas especificidades”, declara o secretário-geral da Câmara.
Integrando a comitiva mineira presente na Missão, associados da Câmara participaram da agenda de atividades: Leila Porporato, da Maneat Automação; Ivan Aliberti, da Carbone & Vicenzi Consulting; Kemel Dellaretti, da Fulig; Paolo Bassetti, da Ternium; e Paolo Resmini, da B³ Logística, dentre outros. Também estiveram presentes a Cônsul da Itália em Belo Horizonte, Aurora Russi, e o diretor de Promoção de Investimentos do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), José Caldeirani Filho.