O tesouro da Ligúria
19/04/16
Um único motivo para visitar a Ligúria seria o suficiente: conhecer os encantos da Riviera Italiana. Mas, ao invés de um, essa região da Itália oferece cinco imperdíveis e convincentes razões para ser visitada: Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. Esses cinco vilarejos formam o Parco Nazionale delle Cinque Terre, um lugar único e paradisíaco, Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Monterosso: praiana e rodeada por plantações de uvas e oliveiras, tendo o mar azul e cristalino, pedras de várias tonalidades de marrom.
Vernazza: maior e um dos mais movimentados vilarejos.
Corniglia: tem como ponto alto a bela vista para o mar no topo da montanha.
Manarola: além da proximidade, quase que construídas conjugadamente, as charmosas construções coloridas dão à cidade uma visão única.
Riomaggiore: a arquitetura é um destaque, como túneis que passam por debaixo das construções.
À beira do Mar da Ligúria, no noroeste da Itália, Cinque Terre fica, aproximadamente, a 100 quilômetros de Gênova, próximo à comuna de La Spezia. É caracterizado pelo relevo montanhoso e acidentado da topografia, o que resultou em uma técnica agrícola peculiar, desenvolvida para aproveitar, ao máximo, os terrenos com grande inclinação.
Com uma variada disponibilidade de hotéis, restaurantes e bares, todos interligados por 12 quilômetros de trilhas ecológicas, Cinque Terre oferece aos seus visitantes sabores mediterrâneos peculiares e particulares do lugar, como os o azeite de oliva, o limão, o manjericão (protagonista do famoso pesto genovês), peixes e frutos do mar. Responsáveis por levar fama a Ligúria, os vinhos são uma atração à parte e ficam por conta do famosos Sciacchetrà (vinho de sobremesa) e Cinque Terre (vinho branco).