Um sucesso, evento realizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de MG recebeu Carlo Petrini
Ontem, 27 de julho, a Câmara Italiana de Comércio de Minas Gerais realizou, em conjunto com o Slow Food Belo Horizonte, o Seminário Gastronomia Sustentável como Valorização das Culturas Regionais, durante a parte da manhã, na Casa Fiat de Cultura.
Com auditório lotado, o público mineiro prestigiou a visita do presidente e fundador do Slow Food ao Brasil, o italiano Carlo Petrini. Ele abordou como o movimento que se mobiliza para defender o grande patrimônio agroalimentar mundial ao propor uma visão holística da gastronomia, que se interessa pela comida enquanto portadora de prazer, de cultura, de tradição, de identidade, de estilos de vida e de ligações com o território e com as tradições locais. Além disso, durante o evento foram divulgadas as ações do movimento desenvolvidas no Estado.
Participaram da abertura do evento o vice- presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Minas Gerais, Raffaele Peano; a Cônsul da Itália em Belo Horizonte, Aurora Russi, a Secretária Adjunta de Turismo do Estado de Minas Gerais, Silvana Nascimento – representando também a frente Mineira da Gastronomia; com o Secretário Municipal Adjunto de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte, Marcelo Lana Franco e o vice- presidente da Associação Mineira da Gastronomia (AMIGA), chef Flávio Trombino do restaurante Xapuri.
A programação contou com um ciclo de palestras apresentando as perspectivas para a valorização da gastronomia em Minas Gerais, como a agricultura urbana em Belo Horizonte, o turismo gastronômico no norte de Minas e o Projeto Origem Minas. Destaque também para a apresentação sobre Agricultura Familiar e Juventude Rural: Alimentos Saudáveis para o Brasil, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.
O evento teve ainda a apresentação do Ospitalità Italiana – Restaurantes Italianos no Mundo, pelo secretário-geral Leonardo Freitas, que discursou sobre o selo internacional que certifica os estabelecimentos existentes no mundo, que devem conter pratos e vinhos da tradição do país e serem elaborados com produtos agroalimentares comprovadamente produzidos em solo italiano. Em território mineiro, a Câmara Ítalo-Brasileira é a responsável pela certificação dos restaurantes tipicamente italianos.
Ao final, os participantes do Seminário puderam elaborar perguntas e receberam os esclarecimentos de Carlo Petrini e dos demais palestrantes. O Seminário Gastronomia Sustentável como Valorização das Culturas Regionais foi uma iniciativa da Câmara Italiana de Comércio de Minas Gerais que se empenha em cumprir sua missão de fortalecer os laços entre a Itália e Minas, criando oportunidades de aproximação, além de incentivar o intercâmbio comercial e de experiências entre os dois países.