Principal destino turístico europeu
Além de todas as atrações culturais, históricas e religiosas, o roteiro gastronômico de Roma é extenso e surpreendente. São queijos, vinhos, massas, peixes, carnes, pães, pizzas, doces e sorvetes.
As massas típicas em Roma são: bucatini all’amatriciana, molho de tomate picante com pancetta (bacon); penne all’arrabbiatta, também molho de tomate picante com pimentão; spaghetti alla carbonara, com bacon, ovo e queijo. Entre as carnes, as mais famosas são a saltimboca alla romana (vitela com presunto) e coda alla vaccinara, rabo de boi com molho de tomate.
Impossível ir a Roma e não se apaixonar com tantos sorvetes maravilhosos. A diferença entre o sorvete artesanal italiano e o industrial é que o artesanal usa matérias-primas frescas, além de usar uma menor quantidade de gorduras (6-10% no artesanal, contra 8-12% no industrial) e uma menor quantidade de ar (no máximo 35% no artesanal, e no mínimo 70% no industrial – o ar serve para tornar o sorvete mais macio e leve). Isso sem contar os corantes, estabilizantes, emulsionantes e aromas artificiais que são usados nos sorvetes industriais. No gelato artigianale o ingrediente presente em maior quantidade é o leite (pelo menos 60%), seguido do açúcar (14%-24%) e da nata (5-20%).